Afeevas cobra compromisso de candidatos com a inspeção veicular

Com ganhos significativos para a qualidade do ar, redução da poluição sonora e mais de 90% de aprovação dos motoristas da cidade de São Paulo, a inspeção veicular obrigatória está colocada de lado pelos candidatos às eleições de 2014. O alerta é da Afeevas (Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul). A entidade defende que os próximos governantes incluam em seus planos eleitorais o compromisso com o controle da poluição nas grandes metrópoles.

Em 2012, o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso, que instituiu a inspeção obrigatória, evitou aumento de até 50% de monóxido de carbono, 40% de hidrocarbonetos e 30% de partículas diesel na cidade de São Paulo. De acordo com estudos realizados pela USP, a redução das emissões impediu 559 mortes prematuras e 1.515 internações, gerando economia para o sistema de saúde de aproximadamente US$ 79 milhões.

“Enviamos uma carta intitulada ‘Porque o governo deve investir em Programas de Inspeção e Manutenção Veicular – Informações e Justificativas Fundamentais’ às assessorias de campanha de todos os partidos que disputam as eleições de 2014.”, revela Elcio Farah, diretor-adjunto da Afeevas.

Somente as manutenções preventiva e corretiva evitam o aumento das emissões e ruídos, devido ao desgaste de peças, componentes e outros problemas do veículo. Além disso, proporciona economia de combustível, durabilidade e confiabilidade operacional, com redução de quebras e de risco de acidentes, fatores que também contribuem para a melhoria da fluidez do tráfego.

O controle ambiental pela indústria automobilística também é fundamental para a melhoria da qualidade do ar, possibilitando ganhos na escala de produção, reduzindo o custo da fabricação, gerando empregos, rendas e tributos. A pesquisa, a inovação e a evolução tecnológica ganham espaço, uma vez que tornam os veículos mais modernos, eficientes e com qualidade próxima aos melhores padrões do mercado internacional.

Read Previous

Mitsubishi Outlander PHEV: SUV 4×4 híbrido com três motores

Read Next

Fiat incorpora Chrysler Group do Brasil