Os amortecedores fazem parte do sistema de suspensão do seu veículo. São essenciais para assegurar a dirigibilidade e estabilidade, especialmente nas curvas e vias com terrenos irregulares, além de ser responsáveis por reduzir o espaço de frenagem do veículo.
Com o passar do tempo, e a utilização do automóvel no dia a dia, os amortecedores apresentam fadiga e desgaste, e precisam ser trocados. Mas é preciso ter muito cuidado na hora da substituição, para não cair na armadilha da compra de peças recondicionadas, só porque são mais baratas.
Segundo Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, grande parte das peças recondicionadas apenas recebe uma nova pintura ou troca de óleo e vão para as prateleiras. Ele explica que, para trocar o óleo, fura-se o tubo para esgotar o fluido original e, com isso, cavacos podem ser derrubados dentro do amortecedor, provocando maior atrito e desgaste entre as peças internas. Além disso, o óleo colocado também não suporta a temperatura de trabalho dos amortecedores.
Por isso fique atento! Faça a manutenção preventiva e corretiva dos amortecedores do seu veículo, e não descuide da qualidade das peças de reposição.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.