Aplicações de Peças é tema de debate em seminário promovido em SP

Foto: (da direita para a esquerda): Marco Antonio Del Corso (WorkGroup), Jefferson Germano (ANRAP), Ana Paula Cassorla (ANDAP) e Heloisa Monzani (TecDoc).

Com a participação de representantes de entidades do setor, como ANRAP, ANDAP e TecDoc, fabricantes e distribuidores de peças, a WorkGroup promoveu em São Paulo o debate “Padronizar para Ganhar”. O tema destacou a padronização de aplicações de peças para aumentar a competividade de oficinas e centros de reparação.

Especializada no desenvolvimento e manutenção de sistemas para o setor automotivo, a Workgroup celebrou ainda seus 20 anos de dedicação e envolvimento com o mercado automotivo.

Marco Antonio Del Corso, diretor geral da WorkGroup, afirmou que os problemas de comunicação entre os elos da cadeia de aftermarket tem gerado grandes perdas para todas as empresas, desde oficinas mecânicas até as fábricas.

“Após análise do banco de dados do QueridoCarro.com da WG (com mais de 17 milhões de Ordens de Serviço e pedidos de balcão, e 59 milhões de itens cadastrados), concluímos que a padronização de aplicações de peças pode ser a saída para a recuperação das perdas do setor, estimadas em quase R$ 3 bilhões em 2014 por trocas e devoluções. Iniciamos um debate, cuja a discussão certamente irá se estender ao longo do ano”, destacou.

“A padronização aumenta a eficiência de toda a cadeia automotiva, da fábrica até a oficina, todos serão beneficiados se as informações técnicas estiverem corretas, disponíveis, com fácil acesso, no momento em que forem necessárias. Temos que ouvir a opinião dos fabricantes e do próprio varejo sobre esta proposta”, comentou Ana Paula Cassorla (vice-presidente da ANDAP e diretora da Pacaembu Autopeças). “Hoje, muitos ainda utilizam o Google para fazer buscas. É necessário integrar toda esta inteligência em um sistema único. Manter o mecânico informado, preparado, apto a fazer a manutenção é um grande e necessário desafio, na busca em mantermos o Mercado Independente de Reposição forte e preparado para concorrer com as concessionárias. Parabenizo a WorkGroup pelo pioneirismo ao lançar o Guia de Peças”, disse.

“Com base na experiência de estar à frente e ser membro de uma associação, a ANRAP, que também tem o objetivo de disseminar o conceito do produto remanufaturado, sem dúvida, é importante dar continuidade ao tema, seja via novos debates, redes sociais ou outros meios. Antes, cada fabricante fazia seu catálogo em papel, em formatos diferentes. Hoje, as fábricas de autopeças reconhecem a necessidade de criar uma base de dados online e organizá-la de forma padronizada. Esta padronização pode reforçar o conceito de produtos e serviços mais seguros ao mercado”, ressaltou Jefferson Germano (presidente da ANRAP e gerente de aftermarket da Knorr-Bremse para o Brasil e América Latina).

É fundamental que o mercado tenha acesso a um programa com todas as peças catalogadas de uma forma padrão. Hoje, vemos muitas iniciativas isoladas, com informações sem qualquer integração”, disse Heloisa Monzani (Regional Sales Director Brazil da TecDoc). A executiva lembrou que a dimensão do território brasileiro é grande e, por isso, os obstáculos são diários. “O cenário atual do Brasil é semelhante ao da Europa há vinte anos atrás. Não foi fácil atuar lá e sabemos que também não será fácil superar os desafios da indústria brasileira, entretanto temos a experiência e o padrão global que é referência, o que facilitará esta empreitada,” finalizou.

A WorkGroup apoia a padronização e, nesse sentido, lançou o GuiadePecas.com. Um banco de dados setorial, gratuito para consultas e organizado de acordo com as características do mercado brasileiro de reposição, que ajuda oficinas e reparadores a encontrar peças em todo o País. O guia pode ajudar a minimizar, hoje, o alto índice de devoluções ou perdas de vendas do setor. Os interessados em contribuir com a discussão sobre a padronização de aplicações de peças, podem registrar suas opiniões no debate online. Basta clicar em http://goo.gl/BwdaGk.

 

 

Read Previous

Sedã esportivo, o Mercedes C AMG 63

Read Next

KS Kolbenschmidt e Riken formam aliança estratégica global