Ford apresenta a linha completa do Ka 2019 reestilizado
A empresa de tecnologia global Aptiv desenvolve componente exclusivo para o novo Ford Ka, lançado em julho deste ano. Segundo a companhia, o projeto foi desenvolvido globalmente e será produzido no Brasil para abastecer as plantas da Ford em Camaçari (BA) e Cochin na Índia.
O projeto teve início em 2016 e exigiu um grande investimento na unidade de Jambeiro, da Aptiv, para atender a fabricação local do produto. De acordo com a empresa, a equipe brasileira de engenharia, inclusive, foi fundamental para o sucesso do projeto com contribuições importantes durante todo o processo para adequar o produto ao mercado nacional.
“Sabemos da demanda das montadoras em relação à nacionalização dos seus componentes, por isso, priorizamos a adequação da nossa estrutura fabril para esse importante projeto. Esse desenvolvimento com a Ford ajudou a alavancar diversas outras oportunidades com esse cliente, inclusive exportações para o mercado americano e europeu, tornando a Aptiv um parceiro estratégico para a Ford na América do Sul”, afirma Roberto Cutrupi, Head de Vendas e Marketing da Aptiv América do Sul.
A Aptiv afirma que o componente tem como diferencial o fato de ter sido desenvolvido de forma otimizada, apresentando uma solução de encontro aos objetivos do projeto. “Por se tratar de um modelo compacto, pensamos em desenvolver um produto menor e mais leve para suprir as necessidades da montadora em relação a downsizing e a busca por componentes mais leves e competitivos, que auxiliem também na questão da eficiência energética do veículo”, explica Roberto.
A central elétrica funciona como o coração elétrico do veículo e tem a função de compilar cada componente do carro além de protegê-los. É essa peça que evita que outros itens sejam afetados caso haja uma sobrecarga de energia.