Tech Drive: Avaliamos o Audi A5 Sportback: motor mais moderno e sustentável
Para quem aprecia um bom automóvel, o Audi A5 é o lugar ideal para estar: um cupê com estilo de dirigibilidade bem esportivo, sofisticação e com todo aparato de conforto e segurança que um veículo de ponta deve ter. É um Audi.
Leia a Revista Oficina News completa
A versão avaliada foi a Sportback 2.0 TFSI S line, um topo de linha de respeito, que veio na cor verde para melhorar o rolê. O modelo teve motor e câmbio recalibrados nesta versão, com ajustes que fizeram a aceleração de 0 a 100 km/h do modelo cair de 7,3 para 7,2 segundos. Essa mudança foi necessária para adequar o conjunto às novas exigências da fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
Dessa forma, o cupê vem equipado com motor 2.0 Turbo FSI, que tem na sua estrutura quatro cilindros e quatro válvulas em cada, acionamento por corrente e variação na admissão e no escape, com cilindrada total de 1.984 cm3. Conta com as tecnologias de turbocompressor e sistemas direto e indireto de injeção, dependendo da demanda.
Com as atualizações, o propulsor consegue alcançar 204 cv de potência a 4.475 – 6.000 rpm e torque de 320 NM, ou seja, 32,6 kgfm na faixa de 1.450 – 4.470 giros. Para combinar com o novo propulsor, a transmissão automática S Tronic de dupla embreagem e sete velocidades, já reconhecida da marca.
A transmissão e gestão do motor estão integradas no Audi Drive Select, que oferece a possibilidade de cinco modos de direção: automatic, efficiency, comfort, dynamic e individual. A tração é dianteira e a suspensão independente com multibraço e molas helicoidais nos dois eixos, enquanto o sistema de freios é a disco ventilado na dianteira e sólido na traseira.
Com uma lista extensa de recursos de segurança e assistência ao motorista, com destaque para bancos esportivos dianteiros elétricos, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, faróis Full LED e aviso de saída de faixa. O modelo ainda conta com o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações diferentes, posicionado logo atrás do volante multifuncional.
Os aspectos de força e esportividade são marcados pela musculatura no capô na dianteira e na traseira, ponteiras de escape trapezoidais e assinatura ótica com lanternas traseiras de LED e setas dinâmicas.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.