
Utilitário médio oferece um conjunto mecânico tradicional da marca, que se destaca pela tecnologia e eficiência energética
Texto: Carol Vilanona
Fotos: Edinho Paiva
A primeira impressão que o Audi Q3 passa é a facilidade de atrair motoristas do sexo feminino. Não que não seja do agrado dos meninos, mas é fácil entender o porquê: é um crossover sem ser enorme, tem um design bastante agradável aos olhos, é muito confortável e ergonômico, e por fim acomoda todas as nossas tralhas dentro de um Audi.
Parece brincadeira, mas não é. O Audi Q3 cumpre muito bem todos esses quesitos e ainda leva no bagageiro a confiabilidade e a durabilidade na mecânica da marca alemã, por meio de um conjunto tradicional e vencedor de motor e câmbio.
É justamente o powertrain que eleva o carro ao patamar dos grandes, mesmo com um motor 1.4, o mesmo do Golf Variant. Mas vale apenas lembrar que o motor em questão é um TFSI – Turbo Fuel Stratified Injection- turbo alimentado e equipado com injeção direta. A versão que testamos é a gasolina, ainda importada, lembrando que a versão nacional acaba de chegar nas concessionárias.
É claro que o engenho ganha quando se fala em baixo consumo de combustível e de emissão de CO2, gracas à tecnologia Audi de ativação dos cilindros sob demanda e também do sistema Start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio. Aliás, o funcionamento desse sistema opera de maneira bem sutil, sem que se perceba.
Os números da Audi divulgados para o Q3 1.4 são impressionantes: potência máxima de 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e torque de 250 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm. É bastante ágil para um SUV, firme e rápido na estrada, com ótima manobrabilidade nas ruas da cidade. A velocidade máxima divulgada pela marca é de 204 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos.

A transmissão S Tronic também já é velha de guerra, do tipo DSG de dupla embreagem e seis marchas, com a opção de trocas manuais feitas por meio da alavanca no console ou pelos shift paddles, instalados junto ao volante multifuncional. E o motorista pode ativar o sistema Audi Drive Select e alterar os principais módulos tecnológicos para atender suas necessidade, deixando a direção mais econômica, esportiva ou confortável.
Com tração dianteira de suspensão multilink ajustada, o Audi Q3 vem equipado com amortecedores ativos, que podem ter a rigidez alterada conforme o tipo de piso, proporcionando conforto e seguranca ao trafegar. As belas rodas são
Por característica, os Audis são mais esportivos do que luxuosos, não que não sejam sofisticados em termos de acabamento. Traz como item de série o ar-condicionado, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles.
Em relação à segurança, destacamos os airbags frontal, lateral dianteiro e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xênon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LEDs, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro.
Os faróis de xênon, na verdade, no formato adotado como identidade pela Audi, deixam o carro com um ar mais tecnológico, e causam impacto positivo a noite, com um conjunto de luzes bonito e funcional. Enfim, o Audi Q3 traz tecnologia com esportividade ao mesmo tempo, um a ótima opção para quem pode não para quem quer.
Ficha técnica:
Motor | 1.4 TFSI |
Comando de válvulas | variável com 16V |
Cilindrada | 1395 cm3 |
Potência | 150 cv de 5.000 a 6.000 rpm |
Torque | 25,5 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm |
Injeção | Direta de gasolina |
Transmissão | S-Tronic de seis marchas com dupla embreagem |
Tração | dianteira |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | McPherson |
Suspensão traseira | Independente |

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.