A Audi Sport apresenta Audi RS 5 Coupé com motor biturbo 2.9 TFSI, que produz 450 cv e 600 Nm de torque. A transmissão quattro de série distribui a potência para as quatro rodas. “O novo RS 5 Coupé é o gran turismo entre os modelos da linha RS. O cupê combina estética elegante com grande versatilidade para o dia a dia. O motor V6 biturbo foi desenvolvido do zero e oferece um desempenho significativamente maior, além de mais eficiência”, afirma Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH.
De acordo com a Audi, o motor 2.9 TFSI V6 biturbo oferece significativo aumento de potência e eficiência. O modelo topo de linha da família A5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, ou 280 km/h no pacote dinâmico (opcional). Os dois turbocompressores do V6 estão posicionados centralmente dentro do V e cada um deles alimenta um único bloco de cilindros. O processo de combustão de ciclo B com injeção direta central representa um novo nível de eficiência na família RS. Em relação ao consumo de combustível, por exemplo, o modelo ficou cerca de 17% mais econômico se comparado à geração anterior, segundo a montadora.
A potência do biturbo flui por meio de uma transmissão tiptronic de oito velocidades com relações esportivas, que oferece tempos de trocas otimizados, e segue até a tração integral quattro, que conta com um diferencial central autoblocante. As forças motrizes são distribuídas assimetricamente entre os eixos na proporção 40:60, garantindo assim um comportamento dinâmico ideal e os melhores níveis possíveis de segurança. A Audi Sport também oferece um diferencial esportivo traseiro opcional.
A suspensão multilink de cinco braços é usada no eixo dianteiro. Na traseira, uma suspensão de cinco braços substitui a suspensão trapezoidal usada no modelo anterior. Isso, de acordo com a Audi, aprimora as características de direção esportiva e a agilidade, além de melhorar o conforto. Com a suspensão esportiva RS, o novo RS 5 Coupé é 7 mm mais baixo que o modelo de entrada. Como alternativa, a Audi Sport também oferece a suspensão com Dynamic Ride Control (DRC), freios de cerâmica e direção dinâmica com ajuste específico RS. O motorista pode tornar sua experiência de condução ainda mais individual por meio do sistema drive select, que altera as características do veículo conforme os gostos do condutor.
Todo preto, o interior trás equipamentos esportivos. O volante traz o emblema RS, assim como os encostos dos bancos dianteiros e a base da alavanca do câmbio. Telas RS no Audi virtual cockpit fornecem informações sobre a pressão dos pneus, o torque e a força G. Uma luz alerta o motorista a hora de trocar as marchas quando o limite de rotações é atingido. O pacote de design RS traz a cor vermelha como contraste esportivo no console central, bem como nos apoios dos braços, nos cintos de segurança e nos tapetes com o logotipo RS. O volante, a alavanca de câmbio e as o acabamento interno são revestidos com couro Alcântara. O pacote de design verde Sonoma da Audi exclusive enriquece o interior com uma costura contrastante apropriada – perfeita para a nova e exclusiva cor externa.