Banco de dados traz mais de 4.800 informações para motores

Banco de dados traz mais de 4.800 informações para motores

Banco de dados traz mais de 4.800 informações para motores

O Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores) acaba de divulgar que o seu banco de dados traz mais de 4.800 informações para aplicações em motores, sendo para veículos de operação terrestre, industrial e náutica. Dessa maneira sua Rede de Retíficas podem oferecer ainda mais qualidade na execução de serviços de retíficas de motores.

“Estes dados são fundamentais para os empresários e profissionais do setor de retíficas, pois os auxiliam no dia a dia da empresa”, afirma José Arnaldo Laguna, presidente da entidade. Segundo Laguna, o banco de dados é fruto de anos de pesquisas realizadas em manuais, catálogos, prospectos e outros documentos técnicos publicados por fabricantes, que está disponível 24 horas apenas para os associados. “Este levantamento garante a execução dos serviços de acordo com as especificações e recomendações do fabricante”, explica.

Outro fator, considerado primordial para assegurar a qualidade da execução de serviço retífica de motores, foi a norma técnica ABNT-NBR 13.032, criada no final da década de 90. Em 2005, foi revisada para estar atualizada de acordo com a nova realidade do mercado e tecnologias.

Para a revisão desta norma técnica, o Conarem convidou fabricantes de motores, peças, retificadores de todo o País, que juntos, realizarem o trabalho que durou dois anos. Foi formada uma comissão que contou com a participação do presidente da entidade, representantes das indústrias, associações, sindicatos e retíficas, e a conclusão do trabalho ocorreu 2008, com a publicação da norma atualizada. Logo depois, mais uma norma foi criada para auxiliar o setor – NBR 15.831, que estabelece os procedimentos para a Reinstalação de Motores.

 

Editado por Carol Vilanova

 

Read Previous

#Partiu: o I Encontro Nacional Simca

Read Next

Lexus anuncia novo plano de revisão para seus modelos