Bandag celebra 30 anos de sua unidade fabril em Campinas

Empresa da Bridgestone, dedicada a pesquisa, desenvolvimento e manufatura de bandas de rodagem, a Bandag celebra 30 anos de sua unidade fabril em Campinas (SP). Segundo a empresa, as bandas de rodagem da Bandag ajudam os clientes a maximizar o desempenho dos pneus e a gerar economia em seus custos operacionais em um mercado cada vez mais competitivo.

“Além da economia e do desempenho confiável, as bandas de rodagem Bandag oferecem benefícios significativos ao meio ambiente”, comenta Osmar Tiburske, gerente industrial da Bandag. “Em seus 30 anos de operação, a Bandag evitou que 30 milhões de pneus fossem descartados e economizou 1,6 bilhões de litros de petróleo”, explica.

A empresa foi fundada em 1957 pelo industrial norte-americano Roy J. Carver, que comprou os direitos de utilização do sistema revolucionário de recapagem a frio, desenvolvido pelo alemão Bernard A. Nowak. A companhia possui o seu nome em homenagem a Nowak: BAN – as iniciais de Bernard A. Nowak; D – de Darmstadt, cidade alemã onde nasceu o inventor; AG – o símbolo equivalente ao termo em alemão de Cia. ou S/A.

Em 1975, a Bandag inaugurou seu primeiro escritório no Brasil, na cidade de São Paulo, e no ano de 1982 iniciou, em uma primeira planta, a fabricação de bandas de rodagem em Campinas, transferindo em 1988 toda a sua operação no município para a atual unidade fabril. Em 2006, a Bandag foi adquirida pela Bridgestone, o que possibilitou que as duas líderes de mercado compartilhassem suas experiências e tecnologias na constante busca por excelência na oferta dos seus serviços.

No ano de 2017, a Bandag comemorou seu 60° aniversário global com o lançamento da campanha “Desenvolvida para ser a Melhor” e a renovação do logo da empresa, com os objetivos de promover a marca em todo o mundo e posicionar a recapagem como solução de negócios inovadora e sustentável para clientes de vários portes.

A empresa possui produtos disponíveis para diversos usos e tipos de piso, bandas de rodagem para pneus dedicados a veículos leves, urbanos, uso rodoviário e uso severo e misto. “Na unidade de Campinas, trabalhamos fortemente para atingir os melhores índices de qualidade produtiva que nossos clientes e parceiros necessitam. Seguindo uma conduta alinhada ao compromisso global de responsabilidade social da empresa, Nosso Jeito de Servir, que trabalha continuamente a favor de uma sociedade mais sustentável, a fábrica atingiu os índices históricos de economia de consumo de água, emissões de CO2 e reciclagem”, explica Osmar Tiburske.

Além das unidades fabris, em Campinas (SP) e Mafra (SC), a empresa oferece uma rede com mais de 170 centros de serviços voltados para o segmento de transporte, denominados BTS – Bandag Truck Service, além de cerca de 100 recapadoras.

Read Previous

Goodyear comemora os 45 anos de sua fábrica em Americana

Read Next

Bandeja da suspensão danificada pode causar perda da direção