BMW comemora os 50 anos do seu primeiro carro elétrico

BMW comemora os 50 anos do seu primeiro carro elétrico

Projetado como 100% eletrificado, a BMW comemora os 50 anos do seu primeiro carro elétrico. Trata-se do modelo 1602, lançado em 1973 e derivado diretamente de veículos convencionais, mas com motorização elétrica.

De acordo com a BMW, os engenheiros da marca na época não faziam ideia que seriam responsáveis por desenhar o primeiro veículo elétrico da marca, aquele carro que seria o pai de veículos extremamente avançados tecnologicamente – e elétricos – hoje em dia, como o BMW i3.

BMW comemora os 50 anos do seu primeiro carro elétrico

Chamado de Elektro-antrieb, que em tradução livre significa acionamento elétrico, o 1602 laranja brilhante utilizava os recursos mais avançados da sua época.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Embaixo do capô, 12 baterias padrão de chumbo-ácido, pesavam 350 quilos e eram as responsáveis por fornecer energia para acionar o motor elétrico de 32kW de potência (o equivalente a 43 cavalos). O BMW 1602 era equipado com um inovador sistema de freios regenerativo, que gerava eletricidade com a força das frenagens.

O modelo está no acervo e eventualmente é incorporado a exposições no BMW Museum, na cidade de Munique, Alemanha, em plenas condições de funcionamento.

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2021, a empresa vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2021 foi de 16,1 bilhões de Euros com receitas no valor de 111,2 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.

O sucesso do grupo sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

Read Previous

Automóveis e SUVs sem nova redução do IPI, por enquanto

Read Next

Volkswagen Caminhões e Ônibus destaca agendamento digital na rede