A divisão BMW i chega ao mercado brasileiro a partir de setembro, com um novo conceito de mobilidade e design, voltados para a sustentabilidade e com atitude premium. Os dois primeiros automóveis da marca são o BMW i3 e o BMW i8, disponíveis, inicialmente, nos concessionários BMW Group de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Joinville.
Com características apropriadas para rodar na cidade, o BMW i3 combina a propulsão elétrica por meio de sua bateria de íons de lítio de alta capacidade e o motor à combustão interna de dois cilindros, 650 cc e 34hp. Isso resulta em uma autonomia elétrica entre 130 km e 160 km por carga.
Com a utilização dos modos de condução ECO PRO e ECO PRO+, a autonomia pode ser ampliada em até 40 km (20 km em cada um). Combinada ao motor à combustão interna, a autonomia é estendida, podendo chegar até 300 km.
Conhecida como LifeDrive, a estrutura do veículo é constituída por duas unidades funcionais separadas: módulo superior Life, uma célula de passageiros de alta resistência e extremamente leve, feita de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP); e módulo inferior Drive, feito de alumínio, que abriga o conjunto do trem de força e os componentes estruturais.
O BMW i3 tem tração traseira, mas os seus compactos motores elétrico (50 kg) e de combustão interna ficam posicionados sobre o eixo traseiro, acompanhados do conjunto de transmissão. A bateria de íons de lítio é posicionada abaixo do assoalho, entre os eixos do automóvel. Desta forma, com o LifeDrive, foi possível produzir um automóvel leve (1.315 kg), com baixo centro de gravidade e distribuição de peso.
O BMW i3 com extensor de autonomia oferece alto desempenho, com 125kW (170 hp) de potência e torque imediato de 250Nm, que propiciam a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9s e retomadas de 30 a 70km/h em 2,8s. Especialmente desenvolvido para o uso urbano, o modelo traz o conceito “one pedal feeling”, quando é possível dirigir sem acionar o pedal do freio com tanta frequência, pois o freio de um motor elétrico é mais forte do que o a combustão convencional.
O BMW i3 será oferecido no Brasil somente na opção com o motor a combustão interna, que serve como extensor de autonomia, em duas versões.
A versão de entrada, por R$ 225.950,00, com farol em LED; sistemas de navegação Professional; teto solar, sistema de áudio Harman Kardon; recarga rápida A/C e D/C; roda aro 19; volante multifuncional; sensor de chuva; controle de cruzeiro; espelhos rebatíveis; e ar-condicionado automático.
Já a versão completa, vendida ao preço de R$ 235.950,00, agrega interior em couro integral; roda aro 20; sensor de estacionamento frontal e traseiro; assistente de estacionamento; câmera traseira; Acesso Conforto; e assistente de condução.
O BMW i8, por sua vez, esportivo híbrido plug-in, é o segundo modelo da BMW i a chegar ao Brasil. A combinação das tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW eDrive produz, além do gerenciamento inteligente de energia, potência máxima de 266 kW (362 hp), garantindo desempenho de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos –, porém com consumo de combustível e emissão de dióxido de carbono comparáveis aos carros mais eficientes do mercado.
O motor elétrico do BMW i8 desenvolve potência de 96 kW (131 hp) e entrega seu torque máximo de 250Nm ao primeiro toque no acelerador, e também pode impulsionar o veículo sozinho – a velocidade máxima neste caso é de 120 km/h e a autonomia é de 37 quilômetros. O motor recebe a potência da bateria de íons de lítio, que foi instalada na parte central do carro, embaixo do assoalho.
Além dela, o modelo traz um inédito motor movido a gasolina de três cilindros e injeção direta BMW TwinPower Turbo 1.5L, gerando uma potência de 170 kW (231 hp), com torque máximo de 320Nm. A comercialização do modelo ocorrerá sob encomenda, o que reforça a exclusividade do produto, a um preço unitário de R$ 799.950,00.
Dentre os principais aspectos exclusivos do modelo comercializado no Brasil destacam-se: farois em LED com opcional de laser (disponível em 2015 – será o primeiro automóvel com essa tecnologia no mundo); BMW Head Up Display em cores; pacote Pure Impulse, que inclui painel central em cerâmica, pinças de freio com nomenclatura e detalhe em azul BMW i e revestimento em couro carpo carum; entre outros.
Os modelos poderão ser carregados por meio do acessório BMW i Wallbox, que será capaz de carregar a bateria de forma mais rápida (cerca de três horas). Esse tipo de estação será comercializado pelas concessionárias BMW i no mercado nacional e sua instalação poderá ser feita por empresas homologadas pela BMW do Brasil. Além disso, é possível carregar os carros BMW i por meio de tomadas convencionais aterradas de 220v e 110v (cerca de oito horas e 16 horas, respectivamente), uma vez que todos os carros possuem os cabos para tal modo de recarga como equipamento de série. Além disso, o cliente poderá carregar seu BMW i em estações instaladas nos concessionários BMW i.
O BMW i3 e o BMW i8 são equipados com o novo BMW Connected Drive. Os carros já saem de fábrica com um SIM Card que mantém o veículo conectado à internet 100% do tempo, sem a necessidade de pareamento com o celular do motorista. Por meio da tecnologia, o motorista terá à disposição uma série de facilidades, como o aplicativo BMW i Remote (que permite acessar funcionalidades do veículo pelo smartphone, como ligar o ar-condicionado, enviar rotas para o GPS e ativar a buzina ou os faróis), o serviço de concierge, chamada de emergência, serviços especializados de guincho e uma plataforma de aplicativos como Google Local Search e o Street View.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.