A Bosch está celebrando os 40 anos do desenvolvimento de uma das mais importantes tecnologias aplicadas no motor: a sonda lambda. Também conhecido como sensor de oxigênio, o componente tem a função de reconhecer a composição da mistura ar e combustível – gasolina, álcool ou diesel – para controlar a quantidade injetada e garantir uma composição otimizada da mistura.
Por conta desse desenvolvimento, foi possível fabricar motores com menor emissão de poluentes, mais economia de combustível e ainda a tecnologia bicombustível. Atualmente, a empresa produz 50 milhões de sondas lambdas por ano que são direcionadas para os mercados original e de reposição.
No Brasil, o sensor é produzido na fábrica da marca em Campinas/SP. Neste ano comemorativo, a meta da empresa é atingir o marco de mais de 1 bilhão de sondas produzidas em suas plantas.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.