Seguindo no sentido oposto das terceirizações, e apoiada pelo Bosch Production System (BPS), que visa a melhoria contínua de processos e serviços, a Bosch colocou em prática o projeto Fênix, trazendo de volta à empresa a gestão da logística física de armazenagem e distribuição, e também a autonomia no sistema de gerenciamento de informação e operacionalização das atividades da área.
Para dar corpo ao projeto iniciado no segundo semestre de 2012, atender as demandas dos clientes do Automotive Aftermarket e transformar a área de logística em uma de suas competências chaves, a Bosch criou uma área que trabalha em tempo integral dentro de um centro de distribuição localizado em Louveira, no interior de São Paulo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos processos, aplicando as soluções necessárias para garantir o máximo de eficiência, alinhadas às necessidades específicas dos negócios do Aftermarket.
“Nos últimos anos, a eficiência logística se tornou um dos fatores chaves de sucesso para todas as empresas. As necessidades e expectativas dos clientes, assim como os custos aumentaram. Desta forma, melhorar a produtividade nesta área se tornou uma condição de sobrevivência. O projeto Fênix foi planejado para entregar aos nossos clientes uma solução logística, feita sob medida e mais adequada às suas necessidades”, observa Delfim Calixto, vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch América La tina.
No portfólio da divisão estão aproximadamente 20 mil produtos – part numbers -, entre velas de ignição, cabos, filtros, palhetas, alternadores, motores de partida, componentes dos sistemas de freios e de injeção, entre outros itens que atendem cerca de 95% da frota circulante brasileira. Para dar vazão ao volume – em média 10 mil linhas de pedidos chegam diariamente – a equipe trabalha com um tempo de atendimento de 24 horas, para que os produtos possam ser processados e disponibilizados para a distribuição através de diferentes modais.
A complexa logística do aftermarket automotivo compreende 60 toneladas de mercadorias movimentadas por dia, distribuídas em aproximadamente 50 caminhões que deixam o centro logístico diariamente e são enviados a mais de 1.500 pontos em todo o Brasil.
“Em 2012, tínhamos uma média de 4.500 linhas de pedidos processados por dia. Com as mudanças implementadas, conseguimos melhorar a eficiência e aumentar a nossa produtividade, que mais que dobrou, chegando a ultrapassar a casa das 10 mil linhas de pedidos diários”, comenta Calixto.
O conceito do BPS, utilizado pela Bosch em suas plantas ao redor do mundo, possibilitou também que todo o espaço físico do armazém fosse repensado. Dessa forma, além dos processos redesenhados, foram alteradas as estações de trabalho, localização dos produtos armazenados, o que impactou positivamente na otimização de todas as etapas da atividade.
Monitoramento inteligente em tempo real
A Bosch também buscou no mercado tecnologias que proporcionassem uma movimentação rápida e eficiente dentro do centro de distribuição. Entre elas está o InfoLink®, sistema desenvolvido pela Crown, que garante que a gestão da frota seja inteligente e interativa. Especialmente empregado no segmento de movimentação de materiais, o InfoLink® emite relatórios com dados da operação e utilização de ferramentas que permitem economia de energia, de tempo, e a redução de riscos nas atividades operacionais.
“Por meio de sistemas interativos, como os fornecidos pela Crown, a Bosch monitora e gerencia o uso eficiente de seus recursos em todas as operações. Isso nos permite um mapeamento completo de todas as etapas, garantindo que nossos clientes serão atendidos da melhor forma e dentro dos prazos desejados”, completa Delfim Calixto.
Raio X do Projeto Fênix
Produtos da divisão: Cerca de 20 mil itens de produtos (part numbers) que podem ser pequenos, como velas de ignição; ou grandes, como uma bancada Diesel de quase uma tonelada. Há também produtos como filtros, palhetas, baterias etc;
Dimensões logísticas do armazém: Aproximadamente 25 mil m2;
Número de paletes recebidos: média 600 por dia;
Número de docas: 15 Inbound;
Produção: 70% do portfólio da Bosch é produzido no país e 30% é importado das diversas plantas espalhadas pelo mundo;
Exportação: Do volume de vendas, cerca de 30% dos produtos é exportado para a América Latina, Estados Unidos e Europa;
Localização das unidades fabris: Campinas-SP, Curitiba-PR e Aratu-BA.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.