Bosch destaca manutenção preventiva antes das viagens de férias

Bosch destaca manutenção preventiva antes das viagens de férias

Alerta da Bosch destaca manutenção preventiva antes das viagens de férias. Neste período, muitos carros pegam a estrada e é responsabilidade dos mecânicos alertar seus clientes sobre as manutenções preventivas que devem ser realizadas para garantir segurança para toda a família. Por isso é que a Bosch, através da rede de oficinas Bosch Service, preparou orientações para assegurar uma viagem tranquila e sem riscos.

Segundo a marca é importante checar itens, como: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, freios, faróis, palhetas, sistema de injeção e ignição e bateria. Daniel Lovizaro, Gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnico da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina, recomenda que as oficinas contem com equipamentos de teste e de diagnose para uma análise completa e assertiva.

A Rede Bosch Service conta com mais de 1600 oficinas credenciadas em todo território nacional. São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia Bosch.

Bosch destaca manutenção preventiva, confira as recomendações:  

Palhetas: substituição ao menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições no para-brisa: formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas: lâmina quebradiça, torta ou rasgada. Na hora da troca, observe a condição do motor e braço do limpador e se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado.

Filtros: a manutenção preventiva vai manter o motor em ordem, evitar danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. A recomendação da Bosch é que a troca destes componentes seja feita sempre em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo.

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Velas: primeira dica é abastecer em postos de combustível de confiança, para não diminuir a vida útil desses componentes. Troque as velas de ignição periodicamente, conforme a recomendação do fabricante. Velas gastas ou danificadas podem prejudicar o desempenho do carro. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e oficinas mecânicas, para verificar qual é o modelo correto para o motor daquele veículo.

Cabos: Ao trocar as velas, verifique as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor. Cabos danificados podem gerar problemas de interferências eletromagnéticas e/ou fuga de corrente, causando falhas no motor, consumo excessivo de combustível e problemas no catalisador.

Sonda Lambda:  com a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem do escapamento, em perfeitas condições garantem a economia de combustível do carro, além de proporcionar maior potência ao motor; proteção ao meio ambiente e maior vida útil do catalisador. Para isso, é necessária uma revisão a cada 30 mil km. Já que uma sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde a eficiência.

Freios: verifique o sistema de freios a cada cinco mil quilômetros, inspecionando todos os componentes, o que indicará a necessidade ou não de substituição. Na hora de substituir o fluido de freio é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação é sempre seguir as especificações do manual do proprietário do veículo. A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.

Em caso de viagem, a Bosch recomenda que a revisão do sistema de freios seja feita com no mínimo duas semanas de antecedência, tendo em vista o período de assentamento do material de atrito e acomodação do sistema, evitando, neste período, freadas bruscas e em altas velocidades.

Correias sincronizadoras: proporciona o sincronismo de movimento entre o virabrequim e o comando de válvulas, que são os principais eixos do motor. Quando a correia quebra há interrupção neste sincronismo, o que provoca parada total do veículo, e pode gerar sérios danos ao motor. Na maioria das vezes, os custos para este reparo são superiores do que o valor de uma substituição de correia realizada preventivamente. Desta forma, a Bosch aconselha realizar uma avaliação visual a cada 10 mil quilômetros. É recomendável realizar a troca da correia ao encontrar sinais de desgastes como trincas, ressecamento, contaminação com óleo e dentes rachados. É importante ainda verificar o estado das polias e dos tensionadores, com objetivo de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.

Mais informações sobre a Rede Bosch Service e a localização das oficinas em todo o País podem ser obtidas no site www.boschservice.com.br.

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