
No Museu da Mercedes Benz, em Stuttgart, Bosch e Daimler mostram situações de estacionamento autônomo. Por meio de um comando pelo smartphone, os motoristas agora podem estacionar o carro na vaga escolhida sem precisar controlar as manobras de dentro veículo.
De acordo com a Bosch, o projeto piloto no Museu da Mercedes Benz é a primeira solução mundial de infraestrutura baseada para estacionamento totalmente automatizado, seja ele com ou sem motoristas ao volante. A partir de 2018, os visitantes do museu poderão experimentar este conveniente serviço e verificar quanto tempo é possível economizar quando não é preciso procurar uma vaga para estacionar.
“A direção autônoma estará disponível mais rápido do que muitos imaginam. O sistema de estacionamento autônomo no museu demonstra o quanto a tecnologia já está avançada”, afirma o Dr. Michael Hafner, chefe de desenvolvimento de direção autônoma e segurança ativa da Mercedes-Benz. “O uso da infraestrutura inteligente de estacionamento e a conectividade dos veículos nos permitiu fazer o estacionamento totalmente autônomo uma realidade muito antes do esperado”, ressalta Gerhard Steiger, presidente da divisão de Sistema de Chassis da Bosch.

Por meio de um aplicativo para smartphone, qualquer pessoa poderá reservar um carro. A experiência começa a partir do momento em que o veículo se desloca sozinho até o ponto de encontro. A devolução do carro também é simples: o cliente deixa o veículo em uma área determinada da garagem e confirma o ato pelo aplicativo do celular. Uma vez que o sistema inteligente de estacionamento identifica o veículo, o carro dá partida automaticamente e se desloca para a vaga designada.
Segundo informações da marca, o serviço de estacionamento autônomo foi possível graças à infraestrutura de estacionamento inteligente oferecida pela Bosch que atuou conjunto com a tecnologia automotiva da Mercedes-Benz. Os sensores instalados na garagem monitoram o corredor e seus arredores enquanto o veículo é guiado, dessa forma o carro converte os comandos com total segurança durante as manobras. Os sensores para a infraestrutura do estacionamento e a tecnologia de comunicação são fornecidos pela Bosch, enquanto a Daimler disponibilizou o estacionamento do museu e os veículos-piloto. Em conjunto com a Bosch, a empresa definirá a interface da infraestrutura e do veículo e fará as modificações necessárias no software e no sensor.
O lançamento será seguido por uma fase de testes. Desde o início, o projeto foi supervisionado por agências locais – autoridade administrativa regional de Sttutgart e o Ministério de Transportes do estado de Baden-Württemberg – além de especialistas da TÜV Rheinland, uma empresa líder em serviços na área de certificação, inspeção, treinamentos e gerenciamento de projetos. O objetivo dessa ação é avaliar a segurança operacional da tecnologia automotiva e do estacionamento autônomo. As autoridades regulatórias deverão emitir a aprovação final antes que o estacionamento autônomo esteja disponível para os clientes – a ideia é que os visitantes utilizarem a funcionalidade pela primeira vez já no início de 2018.
Com isso, a Bosch e a Mercedes-Benz ampliarão o conhecimento de como os usuários lidam com o estacionamento autônomo. O projeto-piloto abrirá ainda caminho para automatização de outros estacionamentos que poderão ser adaptados para a implementação do sistema. Já para os operadores, a tecnologia representará um uso mais eficiente dos locais disponíveis, visto que será possível acomodar até 20% mais veículos.