Com a época de férias de verão chegando, a Bosch recomenda ficar atento à manutenção preventiva do veículo antes de pegar a estrada e um dos principais pontos e fazer o alinhamento e o balanceamento para garantir a estabilidade do carro e a segurança dos passageiros.
A empresa afirma que é essencial verificar a parte inferior do automóvel também para evitar o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes do sistema de suspensão, além do aumento no consumo de combustível.
Segundo a Bosch, os principais motivos que levam ao desgaste dos componentes do sistema de suspensão e direção, comprometendo a dirigibilidade do automóvel são: uso contínuo de pneus com calibração incorreta – sejam eles muito cheios ou vazios, constantes e repetidas freadas bruscas, passagem sobre buracos ou obstáculos em alta velocidade e excesso de peso no veículo.
A realização do serviço periódico de alinhamento ajusta os ângulos da suspensão e das rodas com o veículo e o piso, fazendo com que as quatro rodas girem alinhadas no mesmo eixo direcional. Isso garante mais vida útil dos pneus, já que proporciona um desgaste regular de superfície de contato com o piso. O balanceamento, por sua vez, proporciona mais esta bilidade para a condução do veículo, evitando vibrações em baixas e altas velocidades.
“O ideal é realizar o alinhamento e balanceamento em oficinas que possuam equipamentos de teste e de diagnose, visando garantir uma análise mais assertiva e qualidade nos procedimentos”, salienta Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnico da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina.
É recomendada também a realização do rodízio de rodas de acordo com as especificações do fabricante do veículo, já que é normal ocorrer desgaste não uniforme entre os pneus dianteiros e traseiros. Essa prática vai proporcionar mais vida útil para o jogo de pneus.
Atenção aos sinais do veículo
O alinhamento e balanceamento devem ser realizados de acordo com a especificação do manual do fabricante do veículo. “Para identificar se é necessário efetuar os processos, a orientação também é observar se existe vibração no volante ou se o carro fica puxando para o lado durante a condução normal ou mesmo durante uma frenagem. Outro fator que pode ser observado é se existem ruídos nos pneus durante a realização de curvas, mesmo em baixa velocidade”, afirma Lovizaro.
Carros modificados
Os motoristas que modificam seus carros, rebaixando a suspensão ou mesmo usando rodas maiores do que as indicadas pela montadora, devem redobrar a atenção com este tipo de manutenção. Como o veículo sai de fábrica com especificações de acordo com sua construção, toda modificação afeta os valores de referência dos ângulos de ajustes da suspensão, acarretando possíveis impactos no desempenho, na segurança e na durabilidade das peças.
Segurança e economia
“A manutenção preventiva deve ser realizada não somente nos períodos de férias ou viagens mais longas, mas com regularidade. O objetivo é garantir o bom funcionamento do veículo, a segurança no trânsito, economia e a preservação do meio ambiente”, destaca Lovizaro.
Além do balanceamento e alinhamento, também é necessário ter atenção às condições de demais itens do veículo, como o sistema de freios, faróis, palhetas, sistema de injeção e ignição, além da bateria, velas cabos, filtros, correias, entre outros.
Editado por Carol Vilanova
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.