Brasil tem queda no desempenho automotivo global

Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo

Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo

De acordo com estudos da JATO Dynamics do Brasil, o Brasil é 7º colocado no ranking dos países que vendem mais carros, mantendo a posição em ralação ao mês anterior mais cindo dois lugares em relação ao ano passado, quando era 5º colocado.

Dessa maneira, o Brasil teve retração de 19,8% no acumulado desse ano e de 18,4% no mês de junho ante igual mesmo período de 2014, a segunda maior queda do ranking, ficando na frente somente da Rússia que apresentou queda de 37,4% no semestre influenciada pela desvalorização da moeda russa.

Brasil tem queda no desempenho automotivo global
Brasil tem queda no desempenho automotivo global

A China encerrou o primeiro semestre em primeiro lugar no ranking mundial de vendas, com 6,1% de crescimento em 2015 se comparado ao mesmo período de 2014. Os EUA mantêm o 2º lugar com alta nas vendas de 4,4% no acumulado do ano. O Japão, na 3ª colocação, apresentou queda expressiva de 11,2% nos seis primeiros meses do ano relação ao ano anterior.

Já a Alemanha se mantém como o quarto maior mercado no ranking mensal e, no acumulado, com alta de 5,3% nas vendas de janeiro a junho 2015 e 12,6% no mês de junho. A Grã Bretanha e a Índia seguem logo atrás com números positivos de 8,4% e 3,9% de crescimento nas vendas no acumulado do ano, respectivamente, foram justamente para esses países que o Brasil perdeu as suas posições.

Desempenho das marcas

A Jato Dynamics afirma ainda que sete entre os dez primeiros grupos automotivos do ranking mundial apresentaram retração nas vendas do primeiro semestre de 2015 em relação ao ano passado.

Maioria dos grupos automotivos apresentaram retração nas vendas
Maioria dos grupos automotivos apresentaram retração nas vendas

Em primeiro lugar ficou a Volkwagen, mesmo depois de registrar a retração de 1,0% no acumulado de janeiro a junho de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. Apenas a Ford, a Nissan e a Honda apresentaram altas de 1,9%, 2,8% e 3,2% no acumulado do ano, respectivamente.

Editado por Carol Vilanova

 

Read Previous

Cuidados com os veículos ajudam a reduzir a poluição

Read Next

Goodyear dá dicas de como escolher pneus adequados