
Tech Drive: Avaliação do BYD Song Pro: SUV híbrido plug-in que preza pela eficiência e baixas emissões
Pra quem dirige há muito tempo, guiar um carro híbrido pode ser um desafio, ainda mais se a intenção é tirar o melhor dele, ou seja, reduzindo a emissão de poluentes e economizando combustível. O BYD Song Pro é um desses carros que faz essa tarefa ser, no mínimo, interessante.
Um SUV de perfil jovem, com visual moderno e com bastante tecnologia, o BYD Song Pro DM-i é um híbrido plug-in, segundo a marca, impulsionado pela tecnologia DM-i Super Híbrida, equipado com um motor híbrido plug-in de 1.5L altamente eficiente, sistema híbrido EHS e Bateria Blade.
A engenharia da marca explica que a eficiência térmica de 43,04% faz com que o SUV tenha aceleração rápida, economia de combustível, e baixos ruídos e vibrações. Co conjunto conta com motor de 1.5L a gasolina, construído com injeção multiponto, comando de válvulas duplo com variação na admissão e distribuição acionada por corrente.
Combinado ao motor, está o gerador elétrico que, quando combinados, entregam (na versão GS), 235 cv e 43 kgfm de toque máximo. O tanque de combustível tem capacidade para até 52 litros de gasolina.
Os dados de consumo divulgados pela montadora, usando a metodologia NEDC, é de 22,7km/L e a bateria Blade de 18,3 kwh tem autonomia no modo 100% elétrico de até 110km.
Com isso, o BYD Song Pro atinge uma autonomia combinada de até 1.100km com um tanque cheio de gasolina e a bateria carregada. Já pelo padrão PBEV do Inmetro, o BYD Song Pro tem uma autonomia elétrica declarada de 68km e autonomia total de 780km.
Completando a parte mecânica, temos o câmbio do tipo CVT, direção com assistência elétrica e tração dianteira. A suspensão dianteira é do tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais. Já a traseira tem multibraço com barra estabilizadora, roda independente e molas helicoidais.
Sistemas de segurança são prioridade na marca, que equipou o Song Pro com Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) como Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), Freios ABS, Controle de Tração, Sistema de Distribuição da Força de Frenagem, Assistência de Partida em Rampas (HHC), Função de Frenagem Confortável, Controle de Cruzeiro (CC), Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), Sistema Direto de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC). Outro desataque é a tela giratória de 12,8” com borda estreita que exibe avisos de navegação, configurações do carro, conectividade, câmera 360º etc.