Caminhões da Fórmula Truck terão potência reduzida

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck de apresenta mais uma novidade a partir da segunda prova da 20ª temporada, que começa dia 1º de março, em Caruaru/PE. Trata-se de um dispositivo encaixado no turbo que vai reduzir a potência dos caminhões e funcionará como se fosse um lastro para os primeiros colocados, deixando a competição mais equilibrada.

 oficinanews_formulatruck-restritor5

O restritor de sucesso, como foi chamado pelos organizadores da categoria vai diminuir a diferença entre os líderes a partir da segunda etapa. “Buscamos, de forma contínua, um equilíbrio nas pistas e essa modificação será importante, pois diminui a diferença dos líderes para os outros e cria condições para diferentes vitoriosos. O melhor de tudo é que teremos mais ultrapassagens, mais disputas e é isso que os fãs querem ver: brigas sadias nas pistas e muita garra de todos os pilotos”, disse Neusa Navarro, presidente da Fórmula Truck.

Funcionará da seguinte maneira: o primeiro colocado na classificação geral terá um redutor de potência – instalado na turbina – seis milímetros (74mm) mais estreito do que os outros, o que significa uma perda de algo em torno de 70 cavalos.

Já o segundo lugar vai perder menos: cerca de 50 cavalos (restritor de 76mm), enquanto o terceiro, com a abertura reduzida para 78mm, terá a menos algo em torno de 30 cavalos.

Do quarto lugar em diante, todos os pilotos terão a regulamentar abertura de 80 milímetros na entrada do turbo. O objetivo principal é tentar equilibrar mais a disputa pela vitória e pelo título da categoria mais popular no automobilismo da América do Sul.

 

Confira o calendário de 2015

 

1º de março – Caruaru (PE)

12 de abril – Brasília (DF)

17 de maio – Londrina (PR)

14 de junho – Campo Grande (MS)

12 de julho – Goiânia (GO)

9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)

13 de setembro – Curitiba (PR)

4 de outubro – Guaporé (RS)

8 de novembro – Cascavel (PR)

6 de dezembro – São Paulo (SP)

 

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo. Mais informações: www.formulatruck.com.br.

Read Previous

Pastilhas de Freio Cobreq entram na reposição para modelos Kia Bongo K788

Read Next

Federal-Mogul apresenta nova linha de pastilhas de freios