Tech Drive: Caoa Chery Tiggo 3X: motor 1.0 turbo e câmbio CVT
Na onda dos SUVs compactos, o Caoa Chery Tiggo 3X é um verdadeiro competidor. A marca considera o modelo o jovem atleta da família e teve muitos dos seus elementos inspirados nos movimentos do Kung Fu chinês, com características de força e harmonia ao mesmo tempo.
Fizemos o teste do modelo, que agradou pelo que entrega, com a economia de combustível como um ponto positivo. O brasileirinho fabricado em Jacareí, interior de São Paulo, teve seu um conjunto de powertrain desenvolvido com exclusividade.
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O motor 1.0 Turbo Flex é construído com três cilindros e quatro válvulas em cada um, tem 997 cm3 e é equipado com o sistema de injeção eletrônica multiponto indireta. O comando de válvulas é duplo, acionado por corrente e variação tanto no escape quanto na admissão.
O resultado dessa fórmula é uma potência máxima de 102 cv quando abastecido com etanol aos 5.500 giros. Já o torque alto alcança os 17.1 kgfm também com etanol a partir de 2.000 rpm.
Acoplado no trem de força está o câmbio do tipo CVT, com conversor de torque, que simula 9 marchas. É um conjunto suave de se utilizar, com respostas rápidas quando é exigido e um bom desenvolvimento em situações de estrada.
Segundo a marca, isto é fruto de mais de 150 mil quilômetros em testes veiculares, 1.500 horas de desenvolvimento em dinamômetro de motor e 5 mil horas de desenvolvimento específico de calibração de motor e transmissão.
No quesito undercar, temos a suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Discos ventilados nas rodas da frente e sólidos na parte de trás, com uma confortável direção com assistência elétrica, além do assistente de partida em rampa e alerta de frenagem de emergência.
Falando um pouco do visual, um toque contemporâneo com linhas harmônicas, medindo 4.200 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.570 mm de altura, e distância entre eixos de 2.555 mm.
Além de um revestimento de primeira, o interior do modelo conta com volante multifuncional, com ajuste de altura e design esportivo. O acabamento acústico reduz em 40% os ruídos na cabine. Para finalizar uma central multimídia com tela de 9″ compatível com Apple Car Play e Android Auto, trazendo mais tecnologia e conectividade para o veículo.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.