O Comuta, carro conceito elétrico da Ford está completando 50 anos de história. A marca tem tradição na construção desses modelos, haja vista que ainda em 1916 uma versão do Modelo T foi projetada por Henry Ford e Thomas Edison. Além disso, o novo Focus Electric, com uma série de avanços, está com data para esse ano para seu lançamento.
O modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão de Gênova, na Itália, em 1967, e por ser bastante compacto chamou atenção do público. O comuta foi desenvolvido pela Ford do Reino Unido como proposta de veículo urbano focado na eficiência. A carroceria produzida em fibra de vidro e metal pesava pouco mais de 540 kg. O tamanho reduzido era outro destaque do projeto: dois Comutas equivaliam a um sedã Ford Cortina da época. Mesmo assim, tinha capacidade para levar dois adultos na frente e duas crianças no banco de trás.
O conceito usava dois motores elétricos de 5 cv, alimentados por quatro baterias de chumbo-ácido de 12 V. Sua autonomia era de cerca de 65 km, quando usada a velocidade média de 40 km/h, que podia chegar a 60 km/h em ultrapassagens. O Museu da Ciência de Londres, na Inglaterra, mantém em exposição uma unidade do Comuta, que não chegou a entrar em produção.
Editado por Carol Vilanova
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.