Carros flex: existe uma proporção ideal para misturar gasolina e etanol?

Carros flex: existe uma proporção ideal para misturar gasolina e etanol?

Coluna Mecânica Online: Carros flex: existe uma proporção ideal para misturar gasolina e etanol? Cada vez mais temos falado sobre sustentabilidade, oportunidades de buscar energias mais eficientes e viabilidade econômica. O Brasil tem o que muitos outros países gostariam, o etanol.

Ainda assim, muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual a melhor relação entre gasolina e etanol no tanque de combustível para seu veículo bicombustível, normalmente chamados de flex.

Quando o assunto é gasolina e etanol, há quem diga que prejudica o motor, que o carro fica desregulado, que o consumo aumenta muito e o rendimento cai. Todas essas projeções negativas, porém, não correspondem à realidade.

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A maioria dos veículos que circulam hoje no Brasil funcionam com motores flex. Isso significa que eles podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com etanol, ou misturando os dois em qualquer proporção.

Carros flex: existe uma proporção ideal para misturar gasolina e etanol?

A parte mais importante vem agora. Isso é possível porque, diferentemente dos carros que só funcionavam com um dos combustíveis, os veículos flex contam com sensores que identificam o que está no tanque. Feito isso, o motor altera o funcionamento da injeção eletrônica e da ignição.

Ou seja, a tecnologia permite que automóveis flex estejam abastecidos com ambos os combustíveis e, ainda assim, funcionem normalmente. Portanto, não se preocupe com as misturas que realizar no tanque. O seu motor irá se adaptar a todas elas.

Já para início de conversa, a quantidade de etanol misturado à gasolina atualmente é de 27%, ou seja, a gasolina “pura” que você compra no posto, quase que ⅓ dela é de etanol.

E qual a proporção ideal para misturar gasolina e etanol? Embora alguns motoristas acreditem que o ideal seja colocar metade do tanque com gasolina e completar o restante com etanol, a verdade é não haver uma proporção certa. Tudo dependerá da sua preferência por autonomia, desempenho ou economia, conforme o combustível escolhido.

Se para você o que importa é ficar mais tempo sem ter que passar no posto para abastecer, recomendamos que use sempre gasolina. Isso porque esse combustível tem mais energia que o etanol. Sendo assim, é preciso queimar menos dela no motor para conseguir mover o carro e, consequentemente, a autonomia é maior.

Quando você está procurando por mais potência no motor, deve optar por abastecer com etanol. Porém, como ele tem apenas 70% do poder calorífico da gasolina, acaba sendo consumido mais rápido. Essa é a razão pela qual um litro de etanol rende menos quilômetros rodados do que a gasolina.

Nos casos em que o interesse é apenas pela economia, é preciso ficar atento às diferenças de preço entre gasolina e etanol para saber qual está valendo mais a pena. Se o etanol estiver custando até 70% do preço da gasolina, encha o tanque com ele. Caso contrário, escolha a gasolina.

O mais interessante é a variação de preços do etanol em função do valor da gasolina. Quer ela aumente ou baixe de preço, em algumas regiões o valor do etanol sempre acompanha proporcional a gasolina e fica na margem dos 70%. Falta fiscalização para termos preços justos e assim, o etanol ser viável, mais econômico e amigável com o meio ambiente.

Vale lembrar que, ao misturar ambos os combustíveis, você pode optar por colocar mais de um do que do outro. Isso varia conforme a sua preferência.

A escolha é sua! Se você prefere autonomia, aumente a proporção de gasolina. Se o desempenho conta mais, adicione etanol. Não há quantidade errada na proporção. É tudo uma questão de prioridade.

Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, idealizador do site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e colunista da Revista Oficina News

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