Com uma estrutura que abriga mais de 150 profissionais, o CDP – Centro de Desenvolvimento de Produto Iveco completa 10 anos. Segundo a empresa, o CDP foi o primeiro centro desse tipo construído fora da Europa e é o responsável pelas inovações no portfólio comercializado na América Latina. A recém-lançada Daily City 30S13, chassi cabine e furgão, projetada para atender ao transporte de cargas fracionadas, é um exemplo disso.
“O modelo, assim como o desenvolvimento de outros caminhões, foi idealizado no Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP), que completa uma década de existência neste ano. A área é fundamental no plano estratégico da marca para desenvolver e criar veículos pensando nas necessidades e nos diferencias de cada mercado em que a montadora atua”, afirma Darwin Viegas, diretor de Engenharia de Desenvolvimento de Produto da IVECO.
Junto ao Campo de Provas, inaugurado em 2015 no Complexo Industrial da IVECO em Sete Lagoas (MG), o CDP, com 5.045 m2, é responsável pelo desenvolvimento de engenharia avançada, trem de força, chassis e testes com protótipos e de combustíveis alternativos. “A idade média da frota de caminhões no país é de 10 anos. Isso faz com que os principais componentes do veículo sejam projetados para ‘sobreviver’ sem maiores danos durante esse período, mesmo fora da garantia”, afirma o executivo.
Seja nas pesquisas para diminuir as emissões de poluentes, ou para o desenvolvimento de veículos mais econômicos e funcionais, o time de engenharia da montadora já assinou projetos como o protótipo Trakker Bi-fuel Etanol-Diesel, a linha Hi-Way e o Tector Auto-Shift. “A parceria com a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), com universidades, entre outras entidades de ensino e pesquisa, fortalece nosso trabalho de, cada vez mais, aprimorar o que está bom e investir em novos lançamentos.”
De acordo com informações da marca da CNH Industrial, para continuar entre os maiores players do mercado, a IVECO está investindo US$ 120 milhões no desenvolvimento de produtos para o setor de transportes de cargas no país. Atualmente, o segmento tem um total de nove milhões de veículos comerciais, entre leves, médios e pesados, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). “O tamanho desse mercado e, por conseguinte, a forte concorrência refletem a necessidade de o transportador e o caminhoneiro terem produtos que proporcionem baixo custo operacional e alta tecnologia embarcada”, finaliza Viegas.
A empresa afirma que os projetos e os produtos da IVECO contribuíram diretamente para a CNH Industrial ser eleita, recentemente, como uma das empresas mais inovadoras do Brasil. A empresa foi condecorada na categoria Setor Automotivo e Veículos de Grande Porte. O reconhecimento foi concedido pela pesquisa Valor Inovação 2018, do jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria Strategy&. Além da liderança no seu segmento, o estudo classificou a companhia entre as 13 melhores de um ranking que analisou 216 empresas de 21 setores.