
Chevrolet Cobalt com novo motor mais econômico
Sedã teve visual renovado e um conjunto de powertrain que impressiona, pela mecânica robusta, desempenho e economia de combustível
Texto: Flávia Gomes / Carol Vilanova
Fotos: Carol Vilanova
Andamos com o Chevrolet Cobalt modelo 2017 na versão topo de linha, a Elite, com o novo motor 1.8, que adota o sistema ECO da marca, ou seja, uma série de evoluções mecânicas e tecnológicas que têm o objetivo melhores índices de eficiência energética, conforto e emissões. Isso se traduziu em um motor mais econômico sem perder a performance.
O Cobalt quando veio ao mundo era um tipo de patinho feio da Chevrolet, sempre reconhecida pelos seus designs atrativos. Mas o seu ponto forte era a funcionalidade, com amplo espaço interno e um porta-malas generoso de 563 litros, o que claro foi mantido na linha 2017, que agora teve o lado do visual também observado pela montadora, sim, agora o Cobalt está provido de beleza.
O visual do modelo foi inspirado no sedã luxuoso Malibu e foi o primeiro a enfeitar as ruas brasileiras com o novo DNA da marca, ganhou um ar mais sofisticado, com a carroceria redesenhada e exibindo linhas mais expressivas e dinâmicas.
Tanto a dianteira quanto a traseira foram reformuladas, assim como os para-lamas dianteiros e as rodas de alumínio. O novo capô ganhou um vinco elegante, e a grade tem duas aberturas e o logo Chevrolet entre elas.
O novo propulsor que equipa a nova geração do Cobalt é o SPE/4 ECO, que substitui o famoso EconoFlex. Este é o grande destaque do modelo, já que trouxe com ele uma série de alterações mecânicas e tecnológicas que deixaram o conjunto mais potente e econômico.
Entre as mudanças estão o conjunto de pistões, bielas e anéis, que foi redesenhado e ficou mais leve. Os anéis de pistão e o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreram alterações, e além disso, a taxa de compressão foi ajustada com foco no melhor desempenho.
O motor ganhou ainda um módulo eletrônico 40% mais rápido e potente e novos sistemas de arrefecimento de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote. Segundo a engenharia da marca, o novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas -com menor atrito-, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz.
Na prática, o motor trouxe mais performance para o modelo, que ficou significantemente mais econômico. Anda bem, com torque alto a partir de 2.600 rpm, mostrando agilidade no transito e velocidade na estrada.
Os dados da GM revelam que o modelo chega a 170 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s, números interessantes para o porte e categoria do veículo. São 106 cv de potência máxima quando abastecido com gasolina e 111cv com etanol.
Este modelo utiliza a transmissão automática de seis marchas, que apresenta comportamento mais suave e inteligente em diversas situações de tráfego. Oferece o modo Active Select, no qual o motorista pode fazer as trocas manualmente.
Outras evoluções contemplam os sistemas de suspensão e freio, na aerodinâmica e no uso de materiais mais nobres para redução de peso. As molas, amortecedores e batentes de suspensão foram recalibrados. O eixo recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixo. A ideia é melhorar o comportamento dinâmico em altas velocidades.
Os freios ficaram mais eficientes energeticamente, e segundo a marca, novos rolamentos e pneus verdes também contribuíram para a redução significativa do consumo de combustível e melhora da performance.
Bastante gostoso de dirigir, o Cobalt adota a direção com assistência elétrica progressiva, um sistema que deixa o caro mais leve ao manobrar, e mais duro na estrada, por exemplo.
Na versão Elite, os recursos tecnológicos são muitos, destacando a câmera de ré com guias auxiliares, sensor de estacionamento com gráficos, sensor de chuva, sistema de acendimento automático dos faróis, volante com controle das funções do rádio e telefone e acionamento das travas e vidros por controle remoto são alguns dos itens disponíveis para o carro.
O painel com velocímetro digital incorpora bússola e alerta de baixa pressão dos pneus, enquanto o multimídia MyLink conta com Android Auto e Apple CarPlay para integração com smartphones.
O sistema OnStar do Cobalt ganha novas funcionalidades, com novo serviço de diagnóstico. Por meio de um aplicativo para smartphone, o usuário pode conferir parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus.
O sedã da Chevrolet ganha ainda duas novas opções de cores para a carroceria: o Azul Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas. Elas se juntam ao Cinza Grafite, ao Bege Peper Dust, ao Branco Summit, ao Prata Switchblade e ao Marrom Mogno Brown.
Galeria de fotos
Ficha técnica
Tipo Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros 4 em linha
Válvulas, total 8 (SOHC)
Taxa de compressão 12,3
Injeção eletrônica de combustível M.P.F.I.
Potência Etanol – 111 cv @ 5200 rpm / Gasolina – 106 cv @ 5200 rpm
Torque Etanol – 17,7 Kgfm @ 2600 rpm / Gasolina – 16,8 Kgfm @ 2800 rpm
Transmissão Manual de 6 velocidades ou Automática de 6 velocidades
Freios Sistema Hidráulico com duplo circuito distribuído em diagonal
Dianteiros A disco ventilado
Traseiros A tambor
Direção Elétrica Progressiva (EPS)
Suspensões
Dianteira Independente tipo “McPherson” com braço de controle ligado a haste tensora, Molas helicoidais com carga lateral Linear, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora ligado a haste tensora
Traseira Semi independente, com eixo torsão, barra estabilizadora soldada no eixo traseiro, mola helicoidal com constante elástica linear e amortecedores pressurizados
Rodas Alumínio 6Jx15 (Sobressalente de aço estampado 4Bx16) – 4 furos”
Pneus Radiais 195/65 R15 (sobressalente radial T115/70 R16)
Bateria 12V, 50Ah
Alternador 100Ah
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cd) 0,33
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.129 (Elite)

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.