Tech Drive: Avaliação do Chevrolet Cruze Midnight: motor turbo com muito estilo.Um sedã com design atual, sofisticado e com uma mecânica confiável e reconhecida no mundo automotivo. O Chevrolet Cruze sempre foi um carro que se destacou entre os sedãs, apesar de que o segmento perde para os SUVs no momento atual em que vive nosso mercado.
A cada ano o Cruze tem incrementos tecnológicos que elevam seu patamar, e a segurança é um dos principais pilares do seu projeto desde o seu lançamento em 2011. Foi quando a General Motors investiu nos controles eletrônicos de tração e estabilidade em todas as versões do modelo.
Leia a Revista Oficina News completa
O powertrain do modelo foi um dos conjuntos que mais evoluiu nesse tempo, hoje temos o motor Ecotec 1.4 litro flex, de quatro cilindros e 16 válvulas, equipado com turbo e injeção direta de combustível e Controle de Eletrônico de Aceleração (ETC). Combinado a ele está a transmissão automática de seis velocidades GF6 em segunda geração, com sistema Active Select de trocas manuais.
Dessa forma, temos no Cruze Midnight a potência máxima de 153 cv de potência e 24,5 kgfm de torque a 2.100 rpm, quando abastecido com etanol. Na gasolina, os valores caem para 150 cv de potência com 24 kgfm de torque a 2.100 giros.
Um veículo fácil e agradável de dirigir, que responde ao toque no acelerador de forma contínua e ágil. E a ótima dirigibilidade se intensifica com o auxílio da direção do tipo Elétrica progressiva (EPS).
Na suspensão temos a dianteira independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral. Já a traseira traz uma suspensão do tipo eixo de torção, semi-independente e molas helicoidais – constante elástica linear.
Os freios são a disco na dianteira e na traseira com anti-blocante (ABS) e com EBD (Distribuição eletrônica de frenagem). No topo temos o Controle de Tração (TCS) e Estabilidade (ESC), além da Frenagem de Urgência (PBA). Muita tecnologia para garantir a segurança dos ocupantes do carro.
Os detalhes mais escuros são permanentes nessa versão com as cores metálicas preto Ouro Negro, Azul Eclipse e o Cinza Satin Steel, com destaque para a gravata Chevrolet com fundo preto e pela moldura em cromo escurecido da barra que divide as duas entradas de ar do motor turbo.
Por dentro, o acabamento também é escuro e muito sofisticado. A conectividade oferece o sistema MyLink com Apple Car Play e Android Auto, Wi-Fi nativo, OnStar para serviços de emergência e segurança, myChevrolet app para comandar funções do carro a distância, além de tecnologia OTA (over the air), capaz de promover atualizações de sistemas eletrônicos do veículo via internet.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.