Tech Drive Avaliamos o Chevrolet Cruze RS com motor turbo e visual esportivo. Aquele visual mais arrojado dos carros hatchback parece que caiu um pouco de moda, depois que os SUVs passaram a dominar o mercado. Para o público perseverante e saudosista de ícones como Astra, Golf e Focus, restam poucos modelos entre nós.
Ainda bem que o Chevrolet Cruze RS é um deles, pois representa bem esse segmento, com um visual esportivo e o motor turbo, que permite uma performance mais atrevida e aquele prazer ao dirigir, sem perder atributos de conforto, tecnologia e conectividade tão importantes nos dias atuais.
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Andamos com o veículo – sou um pouco suspeita, pois sempre fui uma simpatizante – e fica fácil se encantar com sua dirigibilidade, para quem gosta de carro no chão é uma boa opção, por conta de sua plataforma projetada ajustada para nossas condições e uso de materiais nobres de alta resistência e bastante leves na arquitetura, que proporcionam elevada rigidez torcional para a carroceria.
O trem de força inclui motor turbo 1.4 l, de quatro cilindros e 16 válvulas, que foi projetado para ter uma ótima eficiência energética. Na sua construção temos tecnologias como injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado e comando variável de válvulas garantem agilidade ao veículo tanto em arrancadas como em manobras de ultrapassagem.
São 153 cv de potência a 5.200 rpm quando abastecido com etanol e 150 cv a 5.600 rpm com uso de gasolina. O torque surpreendente atinge 24,5 kgfm a partir dos 2.000 giros no etanol e 24 kgfm a 2.100 rpm quando está com gasolina. Segundo as medições da marca, o conjunto disponibiliza 90% da sua força numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Já a potência máxima ocorre entre 5.600 rpm e 6.000 rpm.
Com suavidade e precisão as seis marchas da caixa de transmissão automática entram em cena, utilizando inteligência artificial que se adapta de acordo com o dirigir do motorista. Com amortecedores são especiais, eixo traseiro mais rígido e ajuste específico da suspensão, a dirigibilidade é conseguida, juntamente com uma nova calibração da direção elétrica, que proporciona mais estabilidade em curvas.
O visual esportivo é refletido em itens como a gravata Chevrolet com fundo preto, os faróis com LED e máscara negra na dianteira. Na traseira, o aerofólio funcional foi escurecido, assim como os emblemas com o nome e a marca do veículo na tampa, próximo das lanternas de LED tridimensionais.
Internamente, temos conforto e sofisticação, além do sistema MyLink com Apple Car Play e Android Auto, Wi-Fi nativo, OnStar para serviços de emergência e segurança, entre outros recursos.
Ficha técnica
Tipo: 4cyl / Flex / 4V |
Número de cilindros: 4 cilindros |
Válvulas, total: 4 por cilindro, 16 válvulas |
Taxa de compressão: 10,01:1 |
Injeção eletrônica de combustível: Injeção Direta e Controle de Eletrônico de Aceleração (ETC) |
Cilindrada: 1399 cm3 |
Potência Máxima Líquida: 150 CV (110,3 KW / 148 HP) @ 5600 rpm (gasolina) / 153 CV (112,5 KW / 151 HP) @ 5200 rpm (Etanol) |
Torque Máximo Líquido: 24 mkgf (235 Nm) @ 2100 rpm (Gasolina) e 24,5 mkgf (240 Nm) @ 2000 rpm (Etanol) |
Tipo Transmissão: Automática de 6 velocidades / Active Select no câmbio para Automática |
Sistema de freios anti-blocantes (ABS) com EBD, Controle de Tração (TCS) e Estabilidade (ESC) e Frenagem de Urgência (PBA) / Dianteiros: Disco ventilado e Traseiros: Disco sólido |
Direção: Elétrica progressiva (EPS) |
Suspensões – Dianteira: Independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral
Traseira: Suspensão do tipo eixo de torção, semi-independente e molas helicoidais – constante elástica linear |
Estabilidade: Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e sistema de Controle de Tração (TCS) |
Rodas e pneus – Rodas Liga leve, 17 polegadas / Pneus 215/50 R17 |
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.