Chevrolet Cruze RS: motor turbo e visual esportivo

Chevrolet Cruze RS: motor turbo e visual esportivo

Tech Drive  Avaliamos o Chevrolet Cruze RS com motor turbo e visual esportivo. Aquele visual mais arrojado dos carros hatchback parece que caiu um pouco de moda, depois que os SUVs passaram a dominar o mercado. Para o público perseverante e saudosista de ícones como Astra, Golf e Focus, restam poucos modelos entre nós.

Chevrolet Cruze RS: motor turbo e visual esportivo

Ainda bem que o Chevrolet Cruze RS é um deles, pois representa bem esse segmento, com um visual esportivo e o motor turbo, que permite uma performance mais atrevida e aquele prazer ao dirigir, sem perder atributos de conforto, tecnologia e conectividade tão importantes nos dias atuais.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Chevrolet Cruze RS: motor turbo e visual esportivo

Andamos com o veículo – sou um pouco suspeita, pois sempre fui uma simpatizante – e fica fácil se encantar com sua dirigibilidade, para quem gosta de carro no chão é uma boa opção, por conta de sua plataforma projetada ajustada para nossas condições e uso de materiais nobres de alta resistência e bastante leves na arquitetura, que proporcionam elevada rigidez torcional para a carroceria.

O trem de força inclui motor turbo 1.4 l, de quatro cilindros e 16 válvulas, que foi projetado para ter uma ótima eficiência energética. Na sua construção temos tecnologias como injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado e comando variável de válvulas garantem agilidade ao veículo tanto em arrancadas como em manobras de ultrapassagem.

Chevrolet Cruze RS: motor turbo e visual esportivo

São 153 cv de potência a 5.200 rpm quando abastecido com etanol e 150 cv a 5.600 rpm com uso de gasolina. O torque surpreendente atinge 24,5 kgfm a partir dos 2.000 giros no etanol e 24 kgfm a 2.100 rpm quando está com gasolina. Segundo as medições da marca, o conjunto disponibiliza 90% da sua força numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Já a potência máxima ocorre entre 5.600 rpm e 6.000 rpm.

Com suavidade e precisão as seis marchas da caixa de transmissão automática entram em cena, utilizando inteligência artificial que se adapta de acordo com o dirigir do motorista. Com amortecedores são especiais, eixo traseiro mais rígido e ajuste específico da suspensão, a dirigibilidade é conseguida, juntamente com uma nova calibração da direção elétrica, que proporciona mais estabilidade em curvas.

O visual esportivo é refletido em itens como a gravata Chevrolet com fundo preto, os faróis com LED e máscara negra na dianteira. Na traseira, o aerofólio funcional foi escurecido, assim como os emblemas com o nome e a marca do veículo na tampa, próximo das lanternas de LED tridimensionais.

Internamente, temos conforto e sofisticação, além do sistema MyLink com Apple Car Play e Android Auto, Wi-Fi nativo, OnStar para serviços de emergência e segurança, entre outros recursos.

Ficha técnica

Tipo: 4cyl / Flex / 4V
Número de cilindros: 4 cilindros
Válvulas, total: 4 por cilindro, 16 válvulas
Taxa de compressão: 10,01:1
Injeção eletrônica de combustível: Injeção Direta e Controle de Eletrônico de Aceleração (ETC)
Cilindrada: 1399 cm3
Potência Máxima Líquida: 150 CV (110,3 KW / 148 HP) @ 5600 rpm (gasolina) / 153 CV (112,5 KW / 151 HP) @ 5200 rpm (Etanol)
Torque Máximo Líquido: 24 mkgf (235 Nm) @ 2100 rpm (Gasolina) e 24,5 mkgf (240 Nm) @ 2000 rpm (Etanol)
Tipo Transmissão: Automática de 6 velocidades / Active Select no câmbio para Automática
Sistema de freios anti-blocantes (ABS) com EBD, Controle de Tração (TCS) e Estabilidade (ESC) e Frenagem de Urgência (PBA) / Dianteiros: Disco ventilado e Traseiros: Disco sólido
Direção: Elétrica progressiva (EPS)
Suspensões – Dianteira: Independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral

Traseira: Suspensão do tipo eixo de torção, semi-independente e molas helicoidais – constante elástica linear

Estabilidade: Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e sistema de Controle de Tração (TCS)
Rodas e pneus – Rodas  Liga leve, 17 polegadas / Pneus 215/50 R17

 

Read Previous

Fiat Titano é o nome da nova picape que chega no 2º semestre

Read Next

ARTESP e concessionárias promovem ações para o Maio Amarelo