Diversos componentes passaram por ajustes estruturais e de conceito, com o objetivo de diminuir atritos e ruídos, e aumentar o desempenho do propulsor, que funciona em harmonia com a transmissão automática de seis velocidades
O Onix continua sendo o campeão de vendas da Chevrolet em 2014 e, num esforço para manter o alto desempenho no mercado, a montadora incrementou a linha 2015 com a versão automática, inédita em veículos 1.4l, além de sistemas de tecnologia que proporcionam mais conforto e segurança, como a central multimídia My Link. Andamos no modelo e podemos afirmar que o conjunto de trem de força lhe cai muito bem, sem tanto desperdício de combustível.
As versões são equipadas com propulsores Flex Fuel SPE/4 (Smart Performance Economy 4 cylinders), caracterizado pelo sistema de injeção sequencial com ignição independente por cilindro – alimentado por uma bobina individual, da mesma classe das utilizadas no Chevrolet Camaro-, o que resulta em menos trabalho ao motor e redução no desperdício da energia por ele gerado.
Já o motor 1.4 gera 106 cv de potência quando abastecido com etanol e 98 cv com uso exclusivo da gasolina. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e 12,9 kgfm quando alimentado a gasolina, com mesma rotação. De acordo com a montadora,o Onix com transmissão automática movido a etanol acelera de 0 a 100 km/h em 12s0 e, em 12s7, quando utiliza a gasolina.
A velocidade máxima do Onix com os dois combustíveis é de 171 km/h. Na prática, o que notamos é que mesmo com transmissão automática, o modelo é esperto e proporciona um dirigir macio apesar de firme, inclusive em alta velocidade. É um novo motor, com componentes novos e mais tecnologicamente avançados. A engenharia da marca bate na tecla: “mais eficiência energética”, o que se resume em economia de combustível.
O ganho de potência aconteceu por conta da redução de atritos entre as partes internas do motor e ao aumento de rendimento volumétrico com a adoção de novos coletores de escape e admissão, que melhoram o enchimento dos cilindros. Isso também resulta em redução de massa, ou seja, mais leveza, com a ajuda de tecnologia de ponta e a utilização de materiais mais nobres.
Conhecida de outros modelos da Chevrolet, como Cruze, Sonic e Spin, a transmissão GF6 com Active Select chega à sua segunda geração com o sistema adaptativo de trocas de marcha, módulo de controle integrado – que elimina cabos entre o módulo e a transmissão -, e freio motor, que mantém a marcha em uso mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador. Somado a isso, a opção Active Select permite que o próprio condutor realize as trocas de marcha a seu modo, por meio dos controles localizados na alavanca de transmissão, conferindo mais esportividades à condução do veículo.
A segunda geração da transmissão GF6, no entanto, apresenta expressivas evoluções e melhorias que fazem diferença: o sistema é 0,5s mais rápido para marchas à frente e 0,7s nas reduções. Ou seja, desempenho até 50% mais rápido que a geração anterior. Novos componentes internos da transmissão possibilitaram uma maior eficiência hidráulica e uma melhor estratégia de calibração que privilegiam o consumo de combustível.
Todas essas modificações pretendem oferecer ganhos em termos de manutenção. O primeiro deles é o consumo de óleo e nível de contaminação reduzido. Mesmo sem mudar o período de troca, a vida do óleo vai ser maior, protegendo mais por mais tempo. Aliás, o mesmo óleo é usado desde o Camaro até a S10 e o primeiro enchimento é feito com lubrificante 5W30, semissintético.
Desde a versão 1.0 LS (de entrada), o Chevrolet Onix conta com diversos itens de conforto e de segurança. Destaque para a direção hidráulica, o banco do motorista com regulagem de altura e o painel com conta-giros e velocímetro digital. Freios ABS com EBD (ElectronicBrake Force Distribution) nas 4 rodas, airbag duplo e cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura também estão presentes em todos os modelos.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.