Tech Drive
Acompanhe a avaliação do Chevrolet Spin com motor 1.8 flex e transmissão AT6, capaz de alcançar os 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque
Deve ter sido difícil superar o sucesso da minivan Zafira, lançada em 2001 com a possibilidade de acomodar sete passageiros. Mas a General Motors acertou ao colocou em seu lugar o Chevrolet Spin, que segundo a marca, acompanha as mudanças no comportamento e na composição das famílias brasileiras.
A versão que nós testamos foi a Activ, que podemos chamar de a mais aventureira da linha, entre os novos itens adotados estão a gravata da Chevrolet com fundo preto e mudanças em relação à grade frontal, que ganhou o tom preto; as molduras do para-choques, rack de teto com formato em “U”, e os estribos laterais.
Mais esportividade ficou por conta das peças escuras com pintura fosca, os faróis com máscara negra e guias de LED e as rodas aro 16 com superfície usinada.
Leia a Revista Oficina News completa
Internamente, o Spin Activ fica mais atrativo, com a opção de sete lugares, abraçando o conceito de um carro funcional, que pode aumentar o porta-malas para 756 litros com a segunda fileira de bancos toda avançada. Aliás, a segunda fileira tem bancos deslizantes e rebatíveis, deslocando em até 11 centímetros, assim como o ângulo do encosto.
Na parte mecânica, o crossover mantém o motor 1.8 SPE/4 ECO Flex, capaz de atingir os 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. A alteração fica por conta da nova geração da transmissão automática de seis marchas AT6, que foi especialmente recalibrada para esse modelo.
Uma ótima dirigibilidade é refletida com esse conjunto, e somado à direção elétrica e à suspensão que usa McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Os freios têm disco nas rodas dianteiras e a tambor atrás.
Nesta geração, a lista de equipamentos de segurança e comodidade do Spin foi ampliada, destacando a adoção do controle eletrônico de estabilidade e tração como item de série, assistente de partida em aclive, controlador de limite de velocidade e alerta de não afivelamento do cinto do passageiro.
Com um acabamento de primeira, finalizamos com a conectividade, que fica por conta do multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de telemática avançada OnStar, que oferece aos ocupantes serviços exclusivos de segurança e proteção patrimonial.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.