Tech Drive: Avaliação do Chevrolet Tracker com motor 1.0 eficiente e econômico. Um dos SUVs mais vendidos no país, a Chevrolet Tracker nesta nova geração está completando um ano com novidades, como a tecnologia sem fio para a projeção de aplicativos do smartphone diretamente na tela de 8” da central multimidia, já bastante funcional, MyLink.
Testamos o modelo LTZ equipado com o motor 1.0 turbo, um conjunto que prioriza a eficiência, com ótima performance, economia de combustível e baixa emissão de poluentes. Com um desenho moderno e esportivo, o SUV guarda no seu conjunto mecânico alguns pontos reconhecidos da General Motors.
Leia a Revista Oficina News completa
Sob o capô, o propulsor é o 1.0 litro da família CSS Prime, de 999 cc e três cilindros, equipado com turbocompressor, injeção eletrônica multiponto e comando de válvulas duplo com variação na admissão e escape, com acionamento por correia dentada. Muita tecnologia que vem agregada com ótima economia de combustível, mesmo no etanol.
A transmissão automática GF6 com conversor de torque é de seis velocidades e tem trocas suaves e macias. Um conjunto que atinge os 116cv de potência a 5.500 giros tanto quando abastecido com etano quanto com gasolina, já o torque máximo é de 16,8 kgfm (E) e 16,3 Kgfm a 2.000 rotações. Segundo os dados da montadora, faz ce 0 a 100 Km/h em 10,9 segundos.
Com tração dianteira e uma direção com assistência elétrica, a Chevrolet Tracker tem ótima dirigibilidade. A suspensão dianteira é do tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. Já a traseira vem com eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Os freios são constituídos de discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Para reforçar a segurança vários recursos tecnológicos são incorporados no SUV, destacando os seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, alerta de ponto cego, luz de condução diurna em LED etc.
O SUV mais vendido da Chevrolet oferece o sistema de telemática avançada OnStar com diversos serviços focados em proteção e segurança, de acordo com as informações da marca, como o de resposta automática em caso de acidente, entre outros serviços.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.