Tech Drive: Avaliação do Citroën Basalt Shine, um coupê bem alinhado com motor 1.0 turbo. Design moderno e arrojado, amplo espaço interno e mecânica ajustada, tudo isso com preço acessível, a chance de ser um sucesso é grande. Essa é a perspectiva do Citroën Basalt, que chegou neste segundo semestre como o novo SUV compacto no estilo coupé.
A versão que testamos é a Shine, topo de linha, equipada com motor 1.0 turbo e câmbio CVT. Justamente o conjunto já reconhecido do grupo, com o Turbo 200 Flex, de 1.0 litro e construção em três cilindros, com quatro válvulas por cilindro, seguindo a tendência de downsizing com aplicação do turbocompressor.
Para ajudar na eficiência energética, atua com o sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática. Combinado a ele está o câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução, o que na prática se traduz em performance com economia de combustível.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
O resultado faz o coupé atingir 130 cv de potência quando está com etanol e 125 cv com gasolina. O torque, como diz o nome do motor, é de 200 Nm, ou 20,39 kgfm, a 1.750 rpm. Uma picape que vai de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos.
Completando a parte mecânica, temos uma suspensão que foi projetada para que fosse entregue o máximo de conforto, do tipo McPherson independente na dianteira, com barra estabilizadora e stop hidráulico. A traseira é dependente com eixo de torção e stop hidráulico. A direção é do tipo eletricamente assistida.
Além de um design moderno e arrojado, o Basalt tem interior igualmente caprichado, com painel que adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7” e a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes.
Conforto para o modelo com uma dose de segurança, com câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré).
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.