A chamada da Citroën para o Salão Mundial do Automóvel de Paris é o lançamento de quatro novos modelos ao mercado consumidor: o Citroën C4 Cactus, novo Citroën C1, o Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso.
O Citroën C4 Cactus vem equipado com motores de baixa cilindrada, atendendo às futuras regulamentações Euro 6, como o propulsor a gasolina PureTech e diesel BlueHDI, que agregam a tecnologia Stop & Start. Essa composição gera emissões de apenas 82 g de CO2/km, 32,2 km/l na versão diesel, e menos de 100 g de CO2/km na versão a gasolina. Já as caixas de câmbio contêm a tecnologia ETG, que suprimi a alavanca de troca de marchas tradicional em favor do sistema Easy Push, um comando mais intuitivo e menos invasivo.
O Citroën C4 Cactus ainda apresenta pela primeira vez a nova cor externa Blue Lagoon; um design que sugere o universo dos crossovers; e mais tecnologias, como o Park Assist, a Ajuda à Partida em Declive, a inovação Magia Wash, o serviço Citroën Connect Box, o portal de serviços conectados Citroën Multicity Connect ou ainda o teto panorâmico de alta proteção térmica para maior conforto a bordo.
Além disso, o novo modelo se apresenta na versão AIRFLOW 2L, um projeto conduzido no âmbito do programa “Veículo 2 l/100 km”, com autonomia de 50 km/l. Tal redução de consumo se deve à diminuição da resistência ao rolamento (pneus Tall&Narrow); à redução do peso total do carro em 100 kg; e à introdução da tecnologia Hybrid Air, que leva a uma redução no consumo de 30%.
O novo Citroën C1, por sua vez, se apresenta no Mundial de Paris como carro conceito C1 Urban Ride, com design semelhante aos automóveis SUV; motor movido a gasolina, e consumo de 26,3 km/l e 88g CO2/km. Vem ainda em versões de 3 e 5 portas, e com duas silhuetas, uma hatchback e outra conversível, chamado Airscape. Esta última chega com duas cores que se alternam entre a pintura do teto e os acessórios em tons de cinza; e a carroceria marcante na cor Yellow Cheesecake.
O novo Citroën C1 vem ainda com um tablet tátil de 7”, ou a tecnologia Mirror Screen, que permite duplicar e pilotar os aplicativos de seu smartphone a partir do tablet tátil, e oferece os opcionais de sistema de acesso e partida sem as mãos, câmera de ré e ajuda à partida em declive.
Para os Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso, o destaque é o lançamento do motor BlueHDI 120, com apenas 96g CO2/Km – 27 km/l, além do conforto de direção gerado pela utilização da nova plataforma EMP2.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.