Com objetivo de dar cobertura mais completa, Cofap expande portfólio de amortecedores para linha pesada na reposição. A divisão Marelli Cofap Aftermarket coloca no mercado 26 novos códigos de amortecedores, sendo 12 para a família de cabines de caminhão. As novas aplicações atendem as montadoras DAF, Ford, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.
Segundo a Cofap, seu portfólio tem cobertura de 98% da frota circulante e mais de 1.500 códigos ativos, sendo constantemente atualizado, acompanhando todas as movimentações da indústria automotiva brasileira.
Leia a Revista Oficina News completa
Funcionalidade e manutenção
O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão do veículo, pois garante que os pneus estejam sempre em contato com o solo, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade e, por isso, requer revisão periódica, considerando que nem sempre eventuais problemas causados pelos desgastes podem ser percebidos pelo motorista no dia-a-dia.
Os componentes internos do amortecedor como tubo de pressão, pistão, molas e válvulas sofrem com a fadiga e o desgaste natural conforme a intensidade do uso. Eventuais avarias nesses componentes internos não podem ser detectadas em exame visual e, por isso, os amortecedores de suspensão devem ser avaliados por profissionais qualificados durante as revisões periódicas. Em casos de danos na estrutura dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo, a recomendação é fazer a troca imediata do amortecedor, independente da quilometragem.
A Marelli Cofap Aftermarket alerta para o fato de que a manutenção preventiva dos amortecedores é ainda mais importante para caminhões, ônibus e utilitários no sentido de manter e/ou elevar o nível de atendimento e garantir que esses veículos circulem com segurança e não sofram contratempos que limitem suas atividades. Revisões programadas são mais eficazes e geram economia de tempo e dinheiro, ao passo que uma quebra inesperada pode gerar danos em outros componentes e fazer com que um veículo comercial permaneça muito tempo parado.
Caso haja necessidade de troca preventiva, é recomendado que sejam utilizados componentes de qualidade reconhecida pelo mercado, como é o caso dos amortecedores Cofap, cujos desenvolvimento e fabricação atendem rigorosamente os parâmetros dos projetos das peças genuínas. A manutenção deve ser realizada por profissionais capacitados, em oficinas equipadas com ferramentas e equipamentos adequados.