Por meio da sua divisão de aftermarket, a Cofap faz expansão do catálogo de bandejas de suspensão na reposição. São mais 10 novos códigos no mercado de reposição, que atendem veículos das montadoras Audi, BMW, Mitsubishi, Toyota e Volkswagen. Os novos códigos contemplam bandeja superior (direita e esquerda), bandeja dianteira (direita e esquerda), bandeja traseira e braço inferior traseiro.
A Cofap explica que a bandeja, também conhecido como braço oscilante, é um dos principais componentes de um sistema de suspensão e serve como ponto de conexão direta entre os conjuntos das rodas – incluindo sistema de freio, mola e amortecedor – e o chassi do veículo. As bandejas permitem que o motorista conduza o veículo, mudando de direção conforme a necessidade, ao mesmo tempo em que permite a oscilação vertical das rodas, para cima e para baixo, de acordo com a superfície da via em que trafega.
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Com o passar do tempo, e como todo componente mecânico sujeito a impactos e intempéries, os componentes contidos nas bandejas, como bucha e pivô, sofrem desgaste natural, já que são constantemente submetidos a esforços provocados pelos obstáculos na pista e, também, devido a acelerações e frenagens. Bandejas com folgas nas buchas ou nos pivôs podem provocar ruídos e, mais importante, comprometer a dirigibilidade do veículo, provocando até mesmo o desgaste prematuro nos pneus.
A Cofap recomenda que a troca seja feita quando a estrutura da peça estiver empenada, fora de esquadro, amassada, trincada, se bucha e pivô apresentarem folgas ou se houver alguma deformação no alojamento das buchas.