
Complexo da GM em Gravataí comemora 15 anos de atividades
Inaugurado no ano de 2000 para a produção do Chevrolet Celta, o complexo da General Motors em Gravataí comemora 15 anos de atividades, sendo uma referência mundial de inovação dentro da marca.
De lá pra cá já foram produzidos 2,8 milhões de veículos, entre os modelos Celta, Prisma e Onix. Desde a sua inauguração, a fábrica da GM em Gravataí passou por duas grandes ampliações, uma em 2006, possibilitando uma produção de 230 mil unidades/ano, e outra em 2012, aumentando a capacidade de produção para 350 mil unidades/ano.

Um dado interessante é que essa é a maior capacidade produtiva da empresa no hemisfério Sul, podendo ultrapassar a média de um carro por minuto. Essa fábrica se destaca pela inovação na linha de montagem e pelo seu pioneirismo na área da sustentabilidade: foi a primeira da empresa no Brasil a receber a certificação Zero Aterro (LandfillFree), por reciclar 100% dos resíduos gerados. A unidade gaúcha tem ainda uma política de gestão ambiental voltada à prevenção de impactos e ao uso racional de recursos naturais.

O complexo conta hoje com 9.000 trabalhadores e 19 empresas fornecedoras que entregam partes prontas e componentes para o processo produtivo dos automóveis, os chamados sistemistas, estrategicamente posicionados para otimizar o processo de montagem.
Editado por Carol Vilanova

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.