Desgaste dos amortecedores quais os fatores

A fabricante de amortecedores Nakata alerta o desgaste dos amortecedorese quais os fatores? Para isso recomenda a revisão dos componentes antes de pegar a estrada. Segunda a marca, os motoristas devem ficar atentos aos indícios de desgaste dos amortecedores e ao conjunto de suspensão, como perda de estabilidade em curvas, e fazer manutenção preventiva. Forma de conduzir e uso em condições severas podem contribuir para o desgaste prematuro dos amortecedores, causando perda de eficiência.

De acordo com Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, amortecedores desgastados perdem a eficiência e podem comprometer a estabilidade e dirigibilidade do veículo, já que são itens de segurança, com a função importante de absorver o impacto dos pneus com o solo.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Como identificar desgaste – “É preciso prestar atenção aos sinais que podem indicar o momento da substituição dos amortecedores. Balanço excessivo em arrancadas, a perda de aderência nas curvas, vazamento de fluido e aumento de distância na frenagem podem ser indícios de desgaste da peça”, afirma Jair. Outros indícios importantes que Silva aponta é com relação ao desgaste desigual de pneus e a tendência de aquaplanagem em solo alagado, indicando que é chegada a hora da troca de amortecedores.

Segundo Daniel Linhares Capponi, responsável da área técnica do centro automotivo Pauliceia Pneus, localizado em São Bernardo do Campo-SP, a avaliação deve ser feita em todos os componentes da suspensão, para assegurar a dirigibilidade do veículo. “A partir dos 40 mil quilômetros rodados, é importante revisar todo o sistema de suspensão a cada 10 mil quilômetros”, comenta o técnico, lembrando que, ao fazer a revisão dos amortecedores, é preciso analisar também o estado dos outros itens que compõe o sistema de suspensão, como coxins e batentes, pois, podem ter também sofrido desgaste.

Capponi esclarece que as condições de uso e de trafego também interferem na durabilidade dos amortecedores. Ultrapassar o limite de carga, não fazer alinhamento e balanceamento de rodas e passar em alta velocidade em lombadas ou em buracos podem antecipar o prazo para a troca das peças.

A recomendação é fazer revisão em todo o sistema de suspensão em oficina especializada a qualquer sinal de mau funcionamento.

Read Previous

Randon inicia treinamento de vendas com foco nos clientes

Read Next

Novo Uno e Novo Palio ganham mais equipamentos de série