Motor 1.8 tem o acionamento por corrente como um diferencial, que contribui para redução de atritos, além do Dual CVVT, com variação eletrônica na admissão e no escape
Texto e fotos: Carol Vilanova
Fotos: divulgação
Um carro ajustado que entrega o que promete. O New Hyundai i30 1.8 tem fãs por conta disso e oferece uma boa briga para as turmas do VW Golf e Ford Focus. É esportivo, é bonito e tem 150 cv escondidos de baixo do capô, mas entrega mais conforto que desempenho. A versão testada foi a GLS movido apenas a gasolina, com preço partindo de R$ 81.990,00.
O hatchback tem um ajustado trem de força, motor 1.8 de 150 cv com câmbio automático de seis marchas com operação bastante macia. Moderno, o propulsor 1.8 tem como destaque a construção, bloco de alumínio e balancins roletados, somados a redução de atrito entre os componentes internos.
A injeção eletrônica é do tipo multiponto e o sistema de variação de válvulas acontece na admissão, o que ajuda no desempenho, certamente. O sistema avançado de variação das válvulas de admissão colabora com o aumento no desempenho. Do tipo Dual CVVT funciona na variação das válvulas também do escape. Tem duplo comando de válvulas no cabeçote e virabrequim deslocado em relação aos cilindros, o que segundo a engenharia da marca, auxilia na redução no atrito dos pistões, aumentando a durabilidade e a eficiência no consumo.
Diferencial, no entanto, é o acionamento da distribuição feito com corrente em substituição à correia dentada. Explicação: reduz ruídos internos. Já os acessórios, como bomba d’água, alternador e compressor do ar-condicionado–são montados diretamente no bloco do motor e movimentados por uma única correia.
A primeira impressão sobre a transmissão automática A6GF1, de seis velocidade é conforto e maciez. Aliás, na cidade o motorista pode optar pelo modo de dirigir Eco, com trocas mais curtas para privilegiar o baixo consumo. Com orgulho, a própria Hyundai desenvolve a caixa, com conceitos de leveza tamanho compacto. Quem quiser deixar a condução mais esportiva também pode.
A direção é macia e bem agradável, por conta de um segredo da Hyundai: o sistema de direção Flex Steer, com assistência elétrica, que usa menos energia, logo, economiza combustível. Funciona assim: o motorista pode selecionar entre os modos de direção, que ajusta o grau da assistência oferecida. Testamos como a marca recomenda, o modo Comfort para uso na cidade; o Normal, para uso em percursos mistos e o Sport, para condução em estradas, em velocidades maiores, ou direção esportiva. Bacana e dá realmente bastante diferença, principalmente, na estrada.
Em termos de suspensão, o carro usa o sistema McPherson na dianteira, com seis pontos de montagem e eixo de torção na traseira, um conjunto, compacto e leve, segundo a marca. Os freios são a disco nas quatro rodas, sendo ventilados nas dianteiras.
Tópicos que foram preocupação no projeto: segurança, redução de ruídos e estabilidade. Os freios têm assistência do ABS e do EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) somado ao sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP).
Nosso modelo era bem recheado de tecnologia, com destaque para o belo sistema multimedia instalado na tela touch de sete polegadas, que mostra também a câmera de ré. Um carro que merece ser xodó da marca, importada com exclusividade pela CAOA.
Ficha técnica
Motor Nu 1.8 MPI – DOHC
Potência 150 cv Gasolina @ 6,500 rpm
Torque 18,2 Gasolina @ 4,700
Taxa de compressão 10,3 : 1
Injeção eletrônica MPI (Mult Point Injection)
Tecnologia Dual CVVT
CVVT – Comando de Válvulas Variável de Escape CVVT – Comando de Válvulas Variável de Admissão VIS – Coletor de Admissão Variável EPMS – Gerenciamento da Carga do Alternador ETC – Controle Eletrônico do Acelerador
Transmissão Automática (A6GF1) de 6 Velocidades Shiftronic
Relação de marchas
1ª – 4,400
2ª – 2,726
3ª – 1,834
4ª – 1,392
5ª – 1,000
6ª – 0,774
Ré – 3,440
Relação final 3,27
Tração Dianteira
Direção Assistência elétrica progressiva variável FLEX STEER.
Suspensão Dianteira Independente, Tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores pressurizados a gás de dupla ação.
Suspensão Traseira “Beam Axle” Semi-independente, Tipo eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação
Freios Dianteiro Discos ventilados e Traseiro Discos Sólidos
Tipo ABS / EBD de quatro canais de última geração
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.