Marca do Grupo Continental, a ContiTech, fabricante correias automotivas envia comunicado para alertar sobre o risco da comercialização de correias automotivas falsificada, que teve um crescimento grande nos últimos anos.
Segundo a marca, que fornece correias para praticamente todas as marcas e modelos de automóveis comercializados no país e, os produtos falsificados representam um grave risco à segurança do consumidor.
A correia dentada, por exemplo, atua no acionamento do sistema de sincronismo do virabrequim com o comando de válvulas do motor. Há toda uma avançada tecnologia aplicada na peça original, que permite à correia cumprir a sua função nas situações extremas de uso do motor. O produto falsificado não atende aos elevados padrões estabelecidos pelos fabricantes de veículos e a sua quebra, com o carro em movimento, implica em um enorme risco de acidente. Mesmo com pouco tempo de uso, as correias falsas já apresentam trincas.
Além de comprometer a segurança, o produto falsificado é certeza de prejuízo. Sua quebra compromete o funcionamento do motor, podendo chegar a empenar as válvulas, tornando necessária a retifica do cabeçote, um serviço que para um carro popular está cotado em mais de R$ 1.000,00. Isso quando não ocorre a quebra dos pistões, obrigando uma retífica completa do motor e elevando o valor do reparo em pelo menos mais quatro vezes.
A área técnica da ContiTech relaciona alguns cuidados para evitar a aquisição de correias dentadas falsificadas:
– Atenção à embalagem: as correias dentadas ContiTech são embaladas em caixas lacradas com o padrão ContiTech. Assim, as correias dentadas embaladas em caixa branca, sacos plásticos e/ou embalagens não lacradas devem ser recusadas.
– Atenção à etiqueta da embalagem: na etiqueta da embalagem consta a data em que a correia foi embalada. Compare a data da embalagem com a data de fabricação da correia, conforme gravação na parte externa (costas) da correia dentada. Suspeite caso haja uma diferença muito grande entre elas. Já foram registados casos de até dois anos de diferença entre as datas.
– Atenção a detalhes na parte interna das correias: as produzidas pela ContiTech têm aspecto áspero na parte externa (costas) da correia dentada, ao contrário do produto falsificado, que é liso.
– As gravações na parte externa do produto original são feitas através de um adesivo aplicado a uma temperatura elevada. Esse processo é substituído no produto falsificado por um carimbo cuja marca em muitos casos apresenta vazamento de tinta e desaparece a uma simples raspada de unha.
– Atenção à numeração única do lote (Correias “Made in Brazil”): cada correia dentada ContiTech possui um número de lote sequencial específico, que não se repete de uma correia para outra. Já o produto falsificado apresenta sempre a mesma numeração.
Seguem abaixo as referências ContiTech e os números de lote em que foram identificados casos de falsificações:
CÓD. CONTITECH APLICAÇÃO NÚMERO DO LOTE
CT 488 Fiat Fire 1.4 03/06/2013 – 046 – 52/53
CT 718 Citroen/ Peugeot 1.4 07/06/2013 – 035 – 29/30
CT 874 Corsa/ Celta etc. 23/05/2013 – 067 – 38/39
CT 874 Corsa/ Celta etc. 16/12/2014 – 152 – 08/09
CT 907 Gol 1.0 16V 28/05/2013 – 057 – 38/38
CT 1045 Peugeot/ Renault 1.0 16V 10/06/2013 – 150 – 48/49
CT 1045 Peugeot/ Renault 1.0 16V 18/06/2013 – 017 – 37/38
CT 1049 Fiat Fire 1.0 04/06/2013 – 268 – 42/43
CT 1126 Renault 1.6 16V 04/06/2013 – 247 – 13/13
A ContiTech coloca à disposição de seus consumidores o telefone (11) 5070-1100 e o e-mail contitech-correias@contitech.com.br para esclarecer qualquer dúvida sobre suas correias automotivas.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.