Estrela da Chevrolet no 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o Corvette Stingray chega à linha 2015 com transmissão automática de oito marchas com paddle-shift e dupla embreagem, e outras novidades tecnológicas que oferecem mais conforto e segurança aos donos do automóvel.
A versão é equipada com motor 6.2 V8 de 466 cavalos, e acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 3,8s – tempo 0,1s inferior ao registrado pelo modelo equipado com câmbio de seis velocidades. O consumo, por sua vez, é 3,5% menor, em relação a seus principais concorrentes no mercado norte-americano neste quesito.
Já a grande novidade no campo tecnológico, segurança e conforto do superesportivo é o sistema que opera em “modo manobrista”, ou o Valet Mode com Performance Data Recorder, criado para deixar os proprietários mais tranquilos ao entregar as chaves do carro para desconhecidos, como um manobrista.
Ativado com uma senha, o sistema tem uma memória de 8GB que permite aproximadamente 200 minutos de gravação de tudo o que acontece com o veículo, em áudio e vídeo. O filme também mostra dados de telemetria (velocidade, rotação do motor, marcha engatada e força G), e pode ser assistido depois pelo dono do automóvel na tela de oito polegadas no painel do automóvel ou em um computador. A ativação da senha ainda bloqueia o acesso ao porta-luvas e desabilita o rádio e o sistema multimídia.
“O Performance Data Recorder foi criado inicialmente como uma ferramenta para acompanhar o desempenho do carro, permitindo ao motorista gravar suas voltas e melhorarem seus tempos”, disse Harlan Charles, gerente de produto da GM.
O Corvette também é equipado com quadro de instrumento central com tela de LCD, que permite escolher quais informações o condutor prefere destacar. Os principais dados podem ser ainda projetados no para-brisa por meio de um head-up display, tecnologia similar a de caças supersônicos.
Todas as novidades do novo Corvette 2015 poderão ser vistas em primeira mão no 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece de 30 de outubro a 9 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.