Com foco em contribuir com o mercado agrícola, a Cummins destaca suas soluções energéticas na Agrishow 2024. A feira está em sua 29ª edição da Agrishow e está sendo realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
Quem passar pelo estande da empresa durante o evento será surpreendido com a exibição do grupo gerador conceito movido a célula de combustível, do grupo gerador dotado de motor a etanol, novos eixos dedicados ao setor off-highway, além das estreias do cárter estrutural, novidade que marca a entrada da Cummins Brasil no setor de tratores, e do novo grupo gerador emissionado com o motor QSF 4.5.
Leia a Revista Oficina News completa
“São muitas as novidades para esta edição, a qual considero histórica para a nossa empresa. Seguimos com o nosso compromisso de fornecer a tecnologia certa, no momento certo. Nossas Unidades de Negócios seguem atentas às necessidades atuais do agronegócio, assim como às tecnologias necessárias para pavimentar a rota de descarbonização nos diversos setores”, afirma Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.
Cummins Power Generation – Grupos Geradores sustentáveis para hoje, o amanhã e o futuro
As novidades da Cummins Power Generation discorrem por uma linha do tempo alinhada com a estratégia global de sustentabilidade da empresa Destino ao Zero, para acelerar a redução dos impactos de gases de efeito estufa (GEE) a fim de atingir emissão zero até 2050, de modo a atender o mercado de geração de energia de forma cada vez mais sustentável.
Nesta edição do evento, estreia o novo grupo gerador com o motor QSF 4.5 diesel lançado para completar a linha de equipamentos emissionada, com potências que variam entre 40 kVA e 500 kVA. A novidade atende aos novos níveis de emissões para a cidade de São Paulo, conforme Decreto 60.233, e traz potências de 90 kW, 110 kW e 130 kW, nas três versões disponíveis, C90D6e, C110D6e e C130D6e, respectivamente.
Vale reforçar que a Cummins Brasil se destaca no setor por ser a única companhia a desenvolver e produzir os principais componentes (as soluções são integradas) que compõem um grupo gerador: motor, alternador, filtro e controlador.
Integrado ao plano de sustentabilidade para redução das emissões e a visão em elevar a participação dos biocombustíveis para uma transição energética imediata, a Cummins apresenta um novo produto em desenvolvimento: o grupo gerador com motorização eletrônica QSB 7 a etanol, combustível estratégico para a nossa região.
A expectativa da Cummins é que este equipamento seja oferecido no mercado brasileiro em 2025, inicialmente na versão stand-by. Esta motorização, cujos testes serão promovidos a partir de maio próximo, compartilha os componentes da versão a gás natural, ciclo Otto. A Cummins estima que o grupo gerador com motor QSB7 a etanol ofereça potência semelhante às versões a diesel, de 60Hz, entre 170 kWe e 208 kWe.
O engajamento da Cummins rumo à descarbonização também inclui tecnologias de células combustível, proposta para atingir zero emissão. Pioneira, a empresa estreia nesta edição da Agrishow o conceito do grupo gerador movido a célula de combustível, versão com potência disponível entre 40 kW e 80 kW, para aplicação prime.
A estratégia da Cummins é focar em toda a cadeia de valor do hidrogênio para impulsionar a sustentabilidade e permitir uma adoção desta tecnologia de forma mais ampla e rápida, incluindo produção, gestão e aplicação. No grupo gerador conceito, as células de combustível geram energia elétrica usando o hidrogênio abastecido, por meio de uma reação eletroquímica interna.
Cummins Motores – novo cárter estrutural para o setor de tratores
Na Agrishow 2024, a Cummins Brasil celebra a sua entrada no setor de tratores com o lançamento do cárter estrutural, sistema fundamental no projeto monobloco deste equipamento, para os motores off-highway de 4.5 litros. Esta novidade integra a linha de motores off-highway mais recente, moderna e flexível, de 4.5 litros, composta pela versão eletrônica QSF 4.5 e pelo F4.5, novo motor mecânico MAR-I já está disponível para o setor agrícola no Brasil.
O novo cárter estrutural traz design robusto e sua estrutura foi desenvolvida levando em consideração as características peculiares dos tratores por meio de análises virtuais, além de testes de bancada, para suportar condições extremas. O sistema da Cummins, integrado ao motor de 4.5 litros, será montado diretamente aos outros sistemas, como transmissão e eixo dianteiro, formando uma estrutura unificada que compõe o chassi do tipo monobloco, característico dos tratores.
Cummins-Meritor – novos eixos off-highway direcionável (MOX) e rígido (MOR)
São duas as grandes novidades da Cummins-Meritor que chegam para ampliar a linha de eixos fora de estrada que já contempla o MS-230 Off-Highway, lançado na edição de 2023 da Agrishow, para pulverizadores e colheitadeiras na configuração 4×2. Os novos eixos rígidos (MOR) e direcionável (MOX) são produzidos nos EUA, em Oshkosh e Wisconsin, e trazem a expertise da líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain em atender às condições severas das aplicações. O eixo direcionável MOX traz capacidade entre 7 t e 18 t, enquanto o eixo rígido suporta cargas entre 9 t e 25 t de PTBC – Peso Total Bruto Combinado.
Altamente flexíveis, as novidades podem ser aplicadas em equipamentos, como tratores, nas versões 4×4 ou 4×2 com caixa de transferência, na dianteira ou traseira do veículo, serem configurados em dupla ou simples velocidade, além de incluir a tecnologia da Cummins-Meritor de redução planetária no cubo. Vale acrescentar que esta inovação (redução planetária) eleva a possibilidade de oferecer configurações diversas das relações de coroa e pinhão, disponíveis no diferencial. Com isso, é possível adaptar os equipamentos às condições distintas de torque e velocidade para o uso no campo, por exemplo.
Cummins ReCon Off-Highway – pós-venda sustentável, ágil e eficiente
A linha de produtos off-highway remanufaturada ReCon da Cummins Brasil contempla motores básicos, cabeçotes de cilindros, injetores, módulos eletrônicos, bombas de combustível, entre outros, e é destinada aos clientes do campo que procuram e necessitam com agilidade de seus equipamentos em perfeitas condições de operação, com custo competitivo de manutenção e rapidez na hora de um eventual reparo. O processo de fornecimento funciona a base de troca, por isso a agilidade no serviço prestado.
No processo de remanufatura, as peças ReCon passam por um desenvolvimento industrial, no qual são desmontadas, limpas, inspecionadas e todas as partes são recuperadas e/ou substituídas, de acordo com a necessidade. A Cummins Brasil reutiliza e recicla enorme quantidade de materiais passíveis de remanufatura. Os motores e componentes são produzidos para assegurar a mesma performance e desempenho dos produtos novos Cummins. A linha ReCon segue as mesmas especificações e requisitos de um produto original, com preço mais competitivo, incluindo a mesma garantia de um produto Cummins em nível nacional.