Com presença tanto no mercado de reposição quanto nas montadoras, a Dana completa 76 anos de operações no Brasil e comemora conquista da certificação I-REC de consumo de Energia Limpa.
Uma das marcas mais tradicionais e reconhecidas do mercado nacional, a Dana mantém sua trajetória de crescimento de seus negócios por aqui, ampliando a sua participação no fornecimento às montadoras, no mercado de reposição, e também na exportação.
“Temos alcançado um desempenho marcante no Brasil, com o contínuo crescimento dos nossos negócios, excelência dos nossos produtos reconhecida pelos clientes e parceiros, e ampliação de nossas ações e programas de sustentabilidade”, comemora Raul Germany, presidente da Dana no Brasil. A conquista, este ano, da inédita certificação I-REC demonstra o compromisso da companhia com o respeito pelo meio ambiente, a sustentabilidade de seus negócios e a descarbonização.
Leia a Revista Oficina News completa
Nesses últimos anos, a Dana, desenvolvedora de sistemas de transmissão e propulsão eletrificada, vem trabalhando soluções para atender às novas demandas por eletrificação. A empresa vem liderando a transformação que já está ocorrendo no setor rumo à descarbonização e a veículos movidos a combustíveis renováveis e sustentáveis nos mercados mais evoluídos do mundo.
No Brasil, além de diversos países da América Latina e Índia, a companhia está atenta às mudanças da indústria automobilística, com novas tecnologias para abastecer os diferentes segmentos de mercado, nos quais a transição se dará de forma mais gradual.
Os investimentos realizados no Brasil na última década, permitiram que a fabricante ampliasse o seu fornecimento para as montadoras instaladas no País, com grande ênfase no segmento de veículos comerciais, ampliando o seu pacote de produtos, modernizando suas linhas de produção e aprimorando os seus processos de fabricação.
“Nossas soluções estão presentes em todos os caminhões e ônibus e na grande maioria dos automóveis e picapes fabricados ou comercializados no Brasil”, enfatiza Raul Germany. No segmento de Aftermarket, a Dana, tem crescido consistentemente e, com o lançamento de novos produtos e serviços, e a ampliação do seu portfólio, tem como objetivo quadruplicar a sua presença no mercado brasileiro de reposição nos próximos cinco anos. Para isso, apresenta importantes lançamentos, parte de sua estratégia de expansão.
Recentemente, a empresa recebeu a inédita certificação I-REC por consumir, ao longo de 2022, 100% de energia de fontes renováveis. As operações de Gravataí (RS), Campinas, Jundiaí e Sorocaba (SP), utilizam energia limpa, gerada por usinas hidrelétricas e outras fontes renováveis como eólica e solar.
A certificação conquistada atesta os esforços promovidos pela Dana no uso de energia de fontes limpas, movimento importante e em linha com seus princípios e valores na preservação e a melhoria do meio ambiente. Também demonstra que as operações da empresa deixaram de emitir gases de efeito estufa (GEE) por intermédio da compra de energia renovável no Ambiente de Contratação Livre.
Segundo Raul Germany, a empresa reforça seus valores e compromisso com o respeito pelo meio ambiente, sendo reconhecida pelo uso de energia elétrica oriunda de fontes renováveis. “O Brasil já se destaca no cenário global, pois grande parte da energia em nosso País tem origem nas grandes hidrelétricas. Como gestores, fazemos a nossa parte ao adotarmos fontes limpas e ampliarmos nossas escolhas para energia de fontes renováveis que também incluem eólica, PCH e solar”, explica Germany.
Todas as operações da Dana no Brasil já utilizam energia limpa. “Com a compra de energia limpa, evitamos a emissão de 8.000 toneladas de CO2 no ano. Este movimento soma a outras ações que contribuem para a redução de quase 1.000 toneladas de CO2, como a adoção de empilhadeiras elétricas e a implementação de compostagem dos resíduos de nossos refeitórios e da poda de vegetação, reduzindo o envio de mais de 60 toneladas/ano para aterros sanitários,” destaca o executivo.
A operação da Dana, em Gravataí, foi reconhecida no Relatório Global de Sustentabilidade e Responsabilidade Social 2022, com o prêmio “Melhores Iniciativas de sustentabilidade” por seu compromisso com a preservação do meio ambiente e inovação. Ao longo de 2022, a unidade realizou diversos projetos de sustentabilidade, abordando energia, desperdício e redução de água, resultando na redução de 8% nas emissões de gás de efeito estufa (GHG).
Uma das maiores conquistas da instalação foi a implantação de um projeto de geração de energia solar. Painéis solares no local agora geram 500 kW/dia, eliminando 18 toneladas de emissões de GEE por ano. Ao todo, foram 10 projetos nas áreas de Resíduos (4 projetos), Energia (3 projetos), Logística (1 projeto) e Utilização da Água (2 projetos) que reduziram em 88,3 toneladas as emissões de CO², além do ganho ambiental de 70,1 m3 de água.