DHL utiliza carros elétricos para distribuição de produtos

DHL utiliza carros elétricos para distribuição de produtos

Empresa de logística, armazenagem e distribuição, a DHL utiliza carros elétricos para distribuição de produtos no Brasil. A DHL Supply Chain já está trabalhando com esta tecnologia para empresas do ramo do varejo, consumo, tecnologia, saúde e pretende expandir esta opção para outros clientes dos mais diversos setores. O veículo elétrico começou a ser utilizado no Rio de Janeiro e agora está realizando entregas na Grande São Paulo e região de Campinas.

De acordo com o diretor sênior de Transportes da DHL Supply Chain Brasil, Fabio Miquelin “os carros elétricos fazem parte do grupo de veículos denominado ‘zero emissão’, ou seja, cujo combustível não emite quaisquer gases nocivos ao meio ambiente, contribuindo assim com as metas de redução de clientes e com a estratégia de sustentabilidade da DHL – Go Green. Outra grande vantagem é a redução da poluição sonora, uma vez que os motores elétricos são muito silenciosos. Logo, o uso deste tipo de veículo traz grandes benefícios à sociedade e para a distribuição de cargas nos centros urbanos”. Segundo a empresa, essa iniciativa local irá ajudar também o Deutsche Post DHL Group a atingir sua meta global de zerar a emissão de carbono até 2050.

O modelo escolhido para realizar as entregas no Brasil é um BYD T3, com capacidade de carga de 750kg ou 3.330 litros, com dois ocupantes. A autonomia do veículo é de até 250 km, atingindo até 130 km/h de velocidade máxima. A bateria tem capacidade de armazenamento de 48 kWh e tempo de recarga de até 2 horas. Além das baterias de altíssima capacidade e grande velocidade de recarga, o freio motor utiliza a tecnologia regenerativa, aproveitando a energia dispendida no processo de frenagem. A DHL instalou pontos especiais de recarga em seu campus de Louveira (munícipio localizado entre Campinas e São Paulo Capital).

“O carro elétrico não apenas chama atenção por onde passa – por seu ineditismo no Brasil – como traz muitas vantagens práticas. O som que ele emite é apenas do atrito do pneu com o asfalto. Para os condutores, ele oferece grande conforto interno, regulagem de volante, além de ser muito estável e desenvolver boas velocidades. Por fim, por ser elétrico ele não tem restrições para trafegar na Zona de Máxima Restrição de Circulação – ZMRC de São Paulo”, completa o Diretor Sênior de Transportes da DHL Supply Chain Brasil.

Na mesma linha, o Grupo Deutsche Post DHL, do qual da DHL Supply Chain faz parte, e a Ford apresentara recentemente na Alemanha o primeiro dos seus furgões elétricos de distribuição – ou “e-van” – produzidos conjuntamente. O veículo, denominado StreetScooter WORK XL, usa como base um chassis da Ford Transit, com sistema de transmissão elétrico a bateria e carroceria desenhada e construída de acordo com as especificações da Deutsche Post DHL. A Deutsche Post DHL usará as e-vans como apoio a seu serviço de distribuição urbana de encomendas na Alemanha.

Cada WORK XL pode reduzir cerca de 5 toneladas de CO2 e economizar 1.900 litros de diesel por ano.  Com 2.500 veículos em operação como planejado, isso resultaria em uma redução total de 12.500 toneladas de CO2 e 4,75 milhões de litros de combustível por ano. O WORK XL terá um volume de carga de 20 metros cúbicos e espaço para acomodar mais de 200 encomendas. A e-van é equipada com um sistema de bateria modular disponibilizando entre 30 a 90 kWh de potência, com autonomia entre 80 km e 200 km.

O Grupo Deutsche Post DHL tem hoje, além do novo modelo WORK XL, mais de 5.500 veículos elétricos StreetScooter WORK e WORK L, além de cerca de 10.500 pedelecs (bicicletas elétricas) em operação, fazendo do grupo a maior operadora de e-frota da Alemanha.

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