Oficina mecânica premium, a A.M. Marcelo dá dicas para fazer a manutenção do veículo antes de viajar . Com a chegada das férias no final do ano e a correria típica da época, nem todo mundo faz as manutenções indicadas nos veículos e acabam tendo problemas neste período. Neste período a oficina A.M. Marcelo nota um aumento de 10% na procura de serviços automotivos no final do ano, principalmente de pessoas que foram viajar, sem ter feito uma manutenção preventiva.
“Em dezembro a oficina fica cheia, mas em janeiro a quantidade de carros que chegam com problemas que tiveram na estrada é muito maior. Por isso que a gente aconselha que seja feito um check-up para saber se o carro está em perfeitas condições de viajar”, afirma Matteo Petriccione Júnior, proprietário da A.M.Marcelo. Pensando nisso, a oficina especializada em carros premium A.M. Marcelo preparou um check list com tudo que você precisa pensar antes de fazer uma viagem com o seu carro.
Verificar se os pneus estão em boas condições é importante, pois no verão as chuvas são constantes e as pistas ficam escorregadias. É importante verificar se há bolhas, rasgos e outros detalhes pois em alguns modelos premium, o pneu é difícil de ser encontrado na medida original.
Fazer uma higienização no ar condicionado é importante, pois no verão a proliferação de bactérias e fungos é é maior. Também é recomendado fazer a troca do filtro de cabine, que reduz a entrada de fuligem e outros poluentes para o interior do carro.
Verificar se é necessário fazer a troca do óleo, levando em consideração a distância que será percorrida durante a viagem, para não ultrapassar a quilometragem estabelecida pelo fabricante. Se já estiver a 1.500km da próxima troca, é altamente recomendável substituir o lubrificante e claro, o filtro, junto.
Além da troca de fluidos é importantíssimo fazer a troca do filtro de ar. Há dois filtros que devem ser verificados e substituídos: o filtro de ar do motor e também o filtro do ar condicionado, conhecido também como filtro de cabine. O segundo ajuda a filtrar as impurezas antes que entrem no sistema de climatização.
Se for pegar uma estrada de terra, com subidas e descidas, é importante estar com os freios preparados, verificar se os amortecedores estão aptos para este tipo de terreno e, no caso de veículos com tração integral, testar se tudo está funcionando. A falta de uso pode levar a travamentos, erros de leitura no sistema do carro e gerar surpresas durante uma viagem.
Se notar qualquer barulho diferente no carro, mesmo que seja um ruído ou estalo, é importante procurar a ajuda de um profissional pois uma peça com defeito pode sobrecarregar outras e aumentar ainda mais o valor do reparo.
Fazer um alinhamento e balanceamento para evitar o desgaste nos pneus também é recomendável. Mesmo ao rodar por boas estradas, centenas de quilômetros podem ser o suficiente para um desgaste acentuado. O ideal é fazer essa manutenção preventiva. Item de muita importante para a segurança para quem ocupa o veículo.
Verificação de lâmpadas, luzes de freio, ré, farol alto e baixo estão funcionando corretamente São itens obrigatórios e uma luz queimada pode render uma multa.
Verificar se é necessário completar o fluído do radiador. Nos carros premium o sistema de arrefecimento, especialmente em motores grandes como seis e oito cilindros, ou nos modelos turbinados, requerem cuidado. O ideal é fazer a limpeza no sistema, testes e recolocação do fluido antes de viajar. Não é recomendado usar água para completar o fluído do radiador.
Conferir se a bateria do carro ainda está dentro do prazo de vida útil. Qualquer sinal de partida demorada, luzes fracas, é indício de que a bateria deve ser trocada. Carros premium geralmente tem baterias em medidas específicas por isso vale a pena checar antes para não ter surpresas ao longo da viagem. Verifique qual a amperagem recomendada antes de fazer a troca e lembre-se que o descarte deve ser feito.
Fazer uma inspeção no escapamento é importante para diminuir qualquer tipo de ruído que o carro tenha, para não atrapalhar a qualidade da viagem. Uma peça amassada após uma valeta ou buraco pode levar a um vazamento que prejudica o desempenho do carro. Nos modelos premium há sensores que atuam junto com o motor e um defeito pode causar sérios danos.