Especialistas recomendam: dirija com cuidado para não prejudicar o amortecedor. Existem alguns costumes simples que podem fazer com que o amortecedor do seu carro dure mais. Não passar em lata velocidade em lombadas, evitar o excesso de carga e não trafegar por estradas esburacadas são algumas das dicas que a fabricante de amortecedores Nakata recomenda aos motoristas.
É claro que rodar com eles desgastados vai comprometer a estabilidade do veículo em curvas, além de gerar gastos maiores que o previsto na hora de fazer a manutenção. Mas o principal, podem trazer diversos riscos ao veículo e ocupantes, já que há aumento da distância de frenagem, tendência de aquaplanagem em superfícies alagadas e de o veículo sair para o lado de fora das curvas, entre outras consequências.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”
Leia a Revista Oficina News que comemora o Dia do Mecânico
Para sentir se está na hora de trocar, perceba mudanças de comportamento do veículo, como falta de estabilidade ao dirigir, ruídos e perda de eficiência do sistema de freio, balanço excessivo nas arrancadas, freadas e quebra molas, vazamento de óleo no corpo do amortecedor e desgaste prematuro e irregular dos pneus.
Os amortecedores são itens fundamentais da suspensão que, além da função de amortecimento, também garantem segurança e boa dirigibilidade. Entre suas funções: reduzem impactos na carroceria e mantem os pneus em contato com o solo.
Para prolongar a vida útil dos amortecedores, a Nakata recomenda manter em dia o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas, não transportar excesso de carga no veículo e transitar em baixa velocidade em lombadas e ruas esburacadas. O impacto nos amortecedores é bem maior em terrenos irregulares. Isto acarreta desgaste prematuro nos componentes. Além disso, a forma como o condutor dirige também interfere na durabilidade dos amortecedores.
Dirija com cuidado para não prejudicar o amortecedor
A recomendação é fazer a partir dos 40.000 km, a revisão nos amortecedores a cada 10.000 km em uma oficina de confiança especializada, lembrando que não há como aproveitar amortecedor usado. Deve-se substituir por outro novo com as mesmas características.
Atendendo a Portaria nº 301 de 21/07/201, que determina a obrigatoriedade do selo do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia para amortecedores, entre outros componentes automotivos, a Nakata já se adiantou e conquistou a certificação de conformidade, que passa a ser obrigatória para fabricantes, a partir de janeiro de 2013.