Com data marcada para 29 de setembro, DRiV e Grupo de Oficinas Especializadas (GOE) realizam live sobre o setor de reparação em tempos de crise. A iniciativa tem o intuito de reforçar a importância dos serviços das oficinas especializadas para garantir a correta manutenção do veículo e dará dicas para um check-up completo do carro.
Com o tema “A importância do serviço automotivo em tempos de crise”, a transmissão ao vivo ocorrerá pelo Facebook (https://www.facebook.com/MonroeBR) e YouTube (https://www.youtube.com/MonroeAmortecedores) da Monroe Amortecedores, no próximo dia 29 de setembro, às 19h.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”
Na oportunidade, Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV; e Pedro Luiz Scopino, membro da comissão de planejamento do GOE; colocarão em debate os motivos que tornam os serviços das oficinas ainda mais essenciais em períodos de crise. “Com a pandemia do coronavírus, as vendas online de peças automotivas tiveram um crescimento significativo. No entanto, é fundamental lembrar que a troca de peças do veículo e a revisão devem ser feitos sempre em uma oficina de confiança”, avalia Caretta.
Ainda de acordo com Scopino, em uma oficina mecânica o consumidor resguarda o direito à garantia do serviço e das peças. “O estabelecimento também possui as ferramentas adequadas para a manutenção, avalia com seriedade todos os itens do automóvel de acordo com a quilometragem e orienta o cliente quanto à periodicidade para futuras revisões”, completa o profissional.
DRiV e Grupo de Oficinas Especializadas: Dicas de manutenção
Durante a live, os profissionais também abordarão algumas dicas para uma boa manutenção do veículo. Confira os sete principais pontos de atenção no momento de fazer um check-up.
Freios e amortecedores: estes itens são essenciais para garantir uma direção segura. A vida útil dos amortecedores está relacionada com as suas condições de uso. Portanto, a revisão é indicada quando o motorista perceber algum problema na suspensão ou de acordo com especificação do manual da montadora. No caso dos freios, recomenda-se a verificação do fluido, das pastilhas, das lonas e do disco do freio.
Óleo do motor e óleo do câmbio: recomenda-se verificar com frequência no primeiro momento do dia e sobre um piso elevado. Se estiver fora dos parâmetros (nível mínimo e máximo da vareta), o ideal é buscar um profissional para verificar e, se necessário, trocar o óleo. Já o óleo do câmbio, normalmente é trocado a cada 50 mil quilômetros ou três anos. No entanto, se perceber vazamento de óleo, acione um mecânico para verificar o problema. Vale ressaltar que tanto para câmbio manual como automático a frequência de troca varia de acordo com a especificação do lubrificante.
Bateria: este item exige cuidados especiais para não deixar o motorista na mão. Rádio, alarme e componentes elétricos e eletrônicos exigem mais energia da bateria, assim como a luz acesa. Para evitar, o consumo anormal, recomenda-se o uso de peças confiáveis. Outro ponto é que carros parados também consomem energia da bateria. Se o veículo for ficar parado por mais de 20 dias, o ideal é desligar o cabo do terminal positivo para evitar que a vida útil da bateria acabe antes do período normal.
Filtros e velas de ignição: os filtros são componentes essencias para evitar a contaminação do óleo, motor, combustível e cabine. Para mantê-los em dia, basta substituí-los seguindo a indicação do manual do veículo. Já as velas de ignição são as condutoras da corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão. Quando desgastadas, geram sinais de falha no motor. Para evitar danos, a recomendação é sempre seguir as orientações do fabricante em relação à troca da peça.
Troca, rodízio e calibragem dos pneus: os pneus de boa qualidade têm vida útil longa. A dica para mantê-los em dia é calibrá-los periodicamente, pois isso mantém a estabilidade e segurança do veículo. Além disso, fazer alinhamento, caso algo danifique o carro, e o balanceamento, quando houver troca dos pneus ou em situações de ruídos e vibrações no volante. Já o rodízio é indicado para igualar o desgaste entre os quatro pneus.
Reposição de líquido de arrefecimento no radiador: para mantê-lo em bom funcionamento, o ideal é checar o nível do líquido periodicamente, pois qualquer vazamento pode fundir o motor do carro. Se a sua coloração estiver escura também é sinal de que há algo errado. Para deixar tudo em ordem, procure uma oficina.
Correia dentada: peça fundamental para o funcionamento do motor, a correia deve ser trocada preventivamente para evitar danos mais sérios. O tempo de vida útil depende de fatores, como o uso do veículo em situações extremas, lugares muito poluídos, estradas de terra ou não pavimentadas, áreas de mineração, entre outras.