Assista ao vídeo do Programa Amigas Aceleradas e entenda sobre a fusão entre Fiat e PSA Peugeot Citroën. Anunciada ainda em 2019, Stellantis é a fusão entre FCA e PSA focada na mobilidade sustentável. A aprovação da fusão foi aprovada no começo do ano pelos acionistas das fabricantes e o nome do que será a quarta maior montadora do mundo será Stellantis, com o valor do negócio estimado em US$ 52 bilhões.
A fusão entre os grupos Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot-Citroën (PSA) vai comportar 14 marcas no portfólio, com mais de 400 mil funcionários pelo mundo, compartilhando plataformas, motorizações e transmissões.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”
Leia a Revista Oficina News que comemora o Dia do Mecânico
As 14 marcas ao todo são: Fiat, Chrysler, Maserati, Jeep, Abarth, Alfa Romeo, Lancia, Dodge e Ram, da FCA, além de Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall e DS da PSA. O objetivo da nova empresa é desenvolver 39 veículos eletrificados disponíveis até o final de 2021.
Em anúncio para empresa, a Stellantis NV [STLA] (“Stellantis” ou “a Empresa” ou “Grupo”) foi apresentada como uma líder mundial para uma nova era de mobilidade sustentável, dedicada a fornecer liberdade de movimento com soluções de transporte diferenciadas, acessíveis e eficientes, posicionada de forma única para capturar as oportunidades estimulantes de uma indústria global que passa por mudanças rápidas e profundas.
Formada a partir da combinação de dois grupos com fortes históricos e com finanças sólidas, a Stellantis é uma empresa verdadeiramente global de 400 mil empregados diversos, altamente talentosos e experientes que projetam, desenvolvem, fabricam, distribuem e vendem veículos e soluções de mobilidade em todo o mundo, permanecendo profundamente enraizados nas comunidades em que vivem e trabalham.
O Conselho de Administração de 11 membros é liderado pelo Chairman John Elkann. Carlos Tavares, como CEO, lidera uma das equipes de gestão mais experientes e bem-sucedidas do setor, cuja diversidade, experiência e espírito competitivo estão entre seus principais pontos fortes. Com uma equipe forte de talentosos executivos incansavelmente comprometidos com a melhoria e inovação, a Stellantis está bem posicionada para continuar o histórico de criação de valor de suas empresas fundadoras para todos os stakeholders, guiadas por um princípio comum: desafiar o status quo.
Com uma herança orgulhosa que remonta a 125 anos, a Stellantis é o lar de um portfólio completo de marcas históricas que honraram a estrada e conquistaram o pódio no mundo do automobilismo. Fundadas por visionários que inspiraram essas marcas com paixão e espírito competitivo, as marcas cobrem todo o espectro de segmentos de mercado de veículos de passageiros de luxo, premium e convencionais a picapes pesadas, SUVs e veículos comerciais leves, bem como mobilidade, operações financeiras e marcas de peças e serviços consagradas.
A Stellantis já tem uma presença bem estabelecida em três regiões – Europa, América do Norte e América Latina – além de um potencial significativo a ser explorado em mercados importantes como China, África, Oriente Médio, Oceania e Índia. Com operações industriais em mais de 30 países, a empresa tem a capacidade de atender e superar com eficiência as expectativas dos consumidores e entregar veículos e serviços de qualidade incomparável em mais de 130 mercados.
A Stellantis começa com uma posição de força considerável, com margens operacionais robustas refletindo as posições de liderança da empresa na América do Norte, Europa e América Latina. A empresa espera alavancar seu tamanho e economias de escala para viabilizar o investimento em soluções de mobilidade inovadoras para seus clientes, visando sinergias anuais de mais de € 5 bilhões em condições estáveis. Essas estimativas de sinergia serão alcançadas por meio da implementação de estratégias inteligentes de compras e investimentos, otimizando a utilização de plataformas e powertrain, aplicando P&D de ponta e um foco contínuo em eficiência de fabricação e processos. Essas estimativas de sinergia não se baseiam no fechamento de qualquer planta resultante da transação.
Nove comitês de governança garantirão uma estrutura operacional eficiente desde o primeiro dia, incluindo desempenho e estratégia em toda a empresa, planejamento, regiões, manufatura, marca e estilo.
O portfólio da Stellantis é singularmente adequado para oferecer soluções distintas e sustentáveis de mobilidade para atender às crescentes necessidades de seus clientes, uma vez que adotam eletrificação, conectividade, direção autônoma e propriedade compartilhada. Como o mercado eletrificado continua a crescer, a Stellantis está bem posicionada hoje com 29 modelos eletrificados disponíveis e planeja introduzir dez veículos adicionais até o final deste ano.
A empresa está fortemente empenhada em desempenhar um papel ativo na contribuição para as sociedades em que opera, pois trabalha para atingir uma meta de longo prazo de neutralidade de carbono em todos os produtos, plantas produtivas e outras instalações.
Marcando a ocasião, John Elkann disse: “Não é por acaso que a Stellantis nasceu precisamente quando nosso mundo requer um novo tipo de empresa automotiva que defenda soluções limpas e inteligentes para fornecer liberdade de movimento para todos. Nossa escala global e alcance nos fornecem os recursos para investir em tecnologias de ponta, excelência diferenciada e escolha incomparável para nossos clientes. Mas é a diversidade geográfica e cultural das pessoas da Stellantis que, desde o primeiro dia, é nossa maior vantagem competitiva. São eles, com sua energia, seu know-how e seu compromisso constante, que fazem da Stellantis o que ela é hoje. E são eles que construirão dia a dia uma empresa ainda melhor para esta nova era de mobilidade”.
Comentando o primeiro dia de jornada da Stellantis, Carlos Tavares disse: “Este é um grande dia. Um ano depois de anunciarmos este projeto, a Stellantis nasce, apesar da perturbação social e econômica sem precedentes causada pela pandemia da COVID-19. Quero agradecer calorosamente a todas as equipes que tornaram isso possível e também a toda a força de trabalho que continuou a impulsionar nossas operações durante este ano excepcional. Isso demonstra a agilidade, criatividade e adaptabilidade de nossa empresa que pretende ser melhor em vez de maior, determinada a ser muito mais do que a soma das partes. É também mais um sinal da determinação da nova empresa em ser um player líder na indústria automotiva neste ambiente em constante mudança. A Stellantis se dedica a buscar a grandeza e melhorar o bem-estar de seus empregados”.
A nova empresa começou a ser negociada ontem, 18 de janeiro, na Euronext (Paris) e na Borsa Italiana (Milão) e hoje na Bolsa de Valores de Nova York.