Mecânica Pesada: Entendendo o efeito chocalho ou pandeiro no disco de embreagem
Informações técnicas e fotos: ZF AFtermarket
O bom funcionamento da embreagem em veículos com câmbio manual é essencial para que o sistema possa cumprir sua principal função: transmitir ou interromper o fluxo de torque entre motor e câmbio, permitindo a mudança de marchas.
Além disso, o sistema possui outras funções como amortecer as vibrações torcionais provenientes do funcionamento do motor e permitir modulação durante as manobras, proporcionando conforto aos usuários.
O disco de embreagem é o componente que faz a conexão no centro da embreagem. De acordo com informações da ZF Aftermarket, fabricante das embreagens Sachs, é uma peça compacta e altamente complexa, sujeita a elevados esforços. Juntamente com a placa de pressão, ele transfere o torque do motor ao eixo de entrada da transmissão.
Segundo a companhia, a durabilidade dos componentes varia de acordo com sua utilização, isso porque geralmente o veículo que roda mais em cidades apresenta um desgaste maior do que os que rodam a maior parte do tempo em estradas.
De acordo com a engenharia da marca, vários fatores influenciam na diminuição da vida útil do conjunto, como constantes trocas de marchas, partidas com rotações elevadas ou manter o veículo em um aclive com a embreagem deslizando.
Leia a Revista Oficina News completa
Quando parar o veículo em uma subida, o motorista deve utilizar o freio de estacionamento para auxiliar na retomada de movimento e evitar ainda reduções bruscas de marcha e sobrecarga no veículo.
Efeito chocalho ou pandeiro
Um componente que está em constante movimento, o que pode gerar dúvidas em relação ao sintoma conhecido como efeito chocalho ou o efeito pandeiro. A engenharia da fabricante explica que esse efeito acontece pela folga da mola helicoidal na janela e é importante sabermos que não é um defeito do disco da embreagem.
Além disso, as folgas encontradas no campo são previstas em projeto e não afetam a funcionalidade e durabilidade do disco de embreagem. Nos discos que utilizam carcaças Sachs, as molas permanecem com alguma folga, a menos que o disco tenha suas características alteradas.
Ruídos que acontecem durante o manuseio e movimento descritos como efeito chocalho ou pandeiro acontecem apenas quando o disco está livre e fora do veículo, segundo a empresa.
E ainda, quando o conjunto está montado no veículo e em funcionamento, o fluxo de torque do motor elimina essas folgas.
De acordo com as simulações de operação realizadas pela fabricante, é possível perceber o fluxo do torque do motor sendo transmitido para o disco de embreagem com a rotação.
Numa situação simplificada, temos a atuação de 2 tipos de forças, a tangencial e a centrífuga.
Foto forças tangencial e centrifuga
Levando em consideração mais uma simulação, a primeira atua comprimindo as molas quando o veículo está operando em qualquer marcha e com o acionamento do pedal no acelerador. Já a segunda força, a centrífuga, atua movimentando as molas para a extremidade do disco.
Como o teste em que o veículo atua em marchas baixas primeira e segunda e com leve acionamento do pedal do acelerador ou sem acionamento do acelerador.
Observação: durante o funcionamento do conjunto da embreagem não existe folga entre molas e janelas do disco. Portanto, não há necessidade de dar pancadas marteladas para abrir a mola. Esse procedimento gera defeitos na superfície e causa quebra de molas.
É importante manter a embreagem em boas condições para garantir um funcionamento adequado do veículo. O desgaste natural ao longo do tempo pode exigir a substituição de componentes da embreagem, e sinais de problemas, como patinação ou trepidação, devem ser verificados por um profissional.
Embreagem com ruídos, verificar:
– Foi instalada a peça correta? – A posição de instalação está correta? – Mancal piloto instalado e sem desgaste ou defeito? – Condição (desgaste) do sistema de acionamento verificada? |
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.