Para minimizar falhas no sistema de frenagem, especialista conta como identificar problemas de fluido de freios. De acordo com a engenharia da Controil, trincas na tubulação, rachaduras em flexíveis, vazamento nos cilindros, lonas e sapatas desreguladas ou desgastadas podem proporcionar a queda do nível fluido de freio no reservatório.
Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil explica que o sistema de freio do veículo é um dos principais elementos quando se fala em segurança no trânsito. Por isso, é importante manter as peças em boas condições de uso e não se descuidar da manutenção preventiva. “Uma das checagens que o motorista deve fazer periodicamente é o nível do fluido de freio, pois é ele que transmite a força do pedal até o sistema de frenagem nas rodas”, afirma.
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O que provoca redução do nível do fluido de freio – Marchiniak explica que o vazamento está entre as principais causas do fluido de freio abaixo do nível adequado. “O fluido é armazenado num reservatório junto ao cilindro mestre, onde há tubulações para levá-lo as rodas. Trincas ou rachaduras e até mesmo vazamento nos cilindros irão causar a queda desse nível”, avisa. Outros fatores são lonas e pastilhas desgastadas que irão diminuir o nível do fluido, mas, neste caso, basta somente substituir o material de atrito, pastilhas e lonas, e realizar o ajuste no freio a tambor que o fluído voltará ao nível ideal.
Consequências do fluido de freio baixo – O Consultor da Controil explica que ao trafegar com o fluido de freio baixo existe o risco de perder o freio, por isso é importante sempre ficar atento ao nível do reservatório durante as revisões periódicas com profissionais qualificados.
Prazo para troca do fluido de freio – Marchiniak recomenda consultar o manual da montadora do veículo e ficar alerta para algumas dicas que permitem identificar o momento certo para a substituição do fluido de freio, entre elas, observar se o nível do fluido está correto no reservatório, se há coloração muito escura, prazo de validade do fluido, indicação no painel do carro, anormalidades no sistema de frenagem.