Modelo X1 é um dos que serão produzidos na fábrica do Brasil
O BMW Group Brasil obteve a Licença Ambiental de Operação (LAO), emitida pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA), órgão ligado ao governo do Estado de Santa Catarina, para o início das operações da primeira fábrica sulamericana de automóveis do grupo, que está sendo instalada na cidade de Araquari (SC).
A LAO atesta que a unidade cumpre todos os requisitos ambientais previstos em lei para a atividade de fabricação e/ou montagem de veículos rodoviários, possibilitando o início da produção em 30 de setembro. Dali sairá o primeiro BMW Série 3 produzido no Brasil, ainda neste mês.
Para obter a LAO, a empresa passou por um processo rigoroso de planejamento ambiental, e precisará manter os padrões de produção estabelecidos, porque a LAO não tem caráter definitivo, isto é, precisa ser renovada periodicamente, de acordo com os resultados dos programas ambientais implantados.
Com uma área construída de aproximadamente 500 mil m², a nova fábrica da BMW é a 29ª unidade fabril da empresa no mundo, e contemplará as atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. De lá poderão sair até 32 mil carros por ano, quantidade que poderá ser aumentada no futuro, conforme a evolução do mercado. Em princípio, serão montados os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman.
Ao todo, os investimentos no projeto somam R$ 600 milhões, tudo para garantir que os automóveis que sairão da linha de montagem terão qualidade premium, idêntica à encontrada nas demais fábricas do BMW Group. Por isso, a empresa trouxe equipamentos de última geração e tem treinado a equipe que atuará na produção dos veículos em uma réplica da linha de montagem instalada no centro de treinamento do grupo em Joinville (SC), que simula o ambiente real que esses profissionais encontrarão a partir do dia 30.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.