Localizada na cidade de Anápolis/GO, a fábrica da CAOA completa 16 anos com produção de 400 mil veículos. Inaugurada em 2007, a planta representa um importante passo na estratégia da CAOA no Brasil.
A CAOA Montadora foi criada do ideal do seu fundador, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que sempre valorizou a indústria brasileira e acreditava que o “um país só é economicamente independente quando possui uma indústria com capital integralmente nacional e com tecnologia própria”.
Atualmente são produzidos na planta os modelos CAOA Chery: Tiggo 5x Pro, Tiggo 7 Pro Max Drive e Tiggo 8 Max Drive, além dos novos veículos Híbridos Flex Tiggo5X Pro Hybrid, Tiggo7 Pro Hybrid. Da linha de produção, também saem os modelos Hyundai: New Tucson e HR.
Com investimentos iniciais que ultrapassaram 1,2 bilhões de reais, a planta começou sua produção com a camioneta HR. Das linhas de montagem também saíram importantes veículos que marcaram gerações no Brasil como SUV Tucson, produzido a partir de 2010, e agradou os consumidores brasileiros. Somente nos primeiros dez meses de mercado, foram comercializadas 15 mil unidades.
Em 2011, a CAOA anunciou a entrada em um novo segmento, dando início a produção do caminhão leve HD78. Na sequência, em 2013, foi a vez do IX35 ter suas primeiras unidades produzidas em solo nacional.
Com a produção do SUV New Tucson no Brasil a partir de 2016, o País tornou-se o único a comercializar as três gerações da família ao mesmo tempo: o Tucson, o IX35 e o New Tucson. Em 2017, a CAOA Montadora também iniciou a produção do caminhão leve HD80, desenvolvido pelo time de engenheiros da CAOA para ampliar ainda mais os atributos de qualidade, economia, fácil manutenção e excelente custo-benefício do seu antecessor, o HD78.
Grande parte do desenvolvimento desses novos produtos se deu graças à inauguração do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética, em 2016, dentro do Complexo. O Centro é fruto do resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados também com recursos próprios. O local é reconhecido como um dos mais completos da América Latina para o desenvolvimento, homologação e calibração de veículos e motores movidos a gasolina, etanol, diesel, plug-in híbridos, elétricos e híbridos a etanol.
No ano de 2017, a CAOA assinou uma cooperação estratégica com a Chery e deu início a produção dos modernos SUVs da CAOA CHERY. Mais uma vez, a empresa comprovou sua capacidade de produzir veículos altamente qualificados e desejados pelo público brasileiro. Em apenas um ano da parceria, os números de vendas da marca cresceram mais de 130%.
Em novembro de 2020, a CAOA, dando continuidade na expansão da planta, divulgou investimentos de R$ 1,5 bilhão para o desenvolvimento de novos produtos e negócios, direcionados rumo ao processo de eletrificação no País.
Também em 2020, a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da Montadora recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), se tornando, então, uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa. A fachada do prédio passou a contar com uma área de cerca de 850m² da solução Sunew GLASS™️, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta.
A fábrica está atualizada com o que há de mais moderno em tecnologia e opera com patamares elevados de qualidade, atendendo aos mais exigentes padrões de produção estabelecidos por seus parceiros globais. A área de Body Shop conta com modernos robôs, enquanto o Paint Shop e o Trim Shop utilizam ferramentas de ponta em todo o processo de pintura e montagem final de cada automóvel, além de todas as unidades passarem pelos mais diversos e rigorosos testes de qualidade antes de chegarem ao consumidor final. A planta também é reconhecida por ser uma das primeiras a produzir carros híbridos no Brasil.