A fábrica de motores da General Motors em Joinville (SC) atingiu o status zero resíduo para aterro. Com isso, a companhia possui agora 122 unidades no mundo que reciclam, reusam e convertem em energia todos os seus resíduos das operações diárias.
Além disso, a fábrica de Joinville desenvolveu outras maneiras de reutilizar e reciclar os seus resíduos, como os restos orgânicos do refeitório, que são reaproveitados como fertilizante para a vegetação, enquanto a madeira de embalagens é transformada em pedestais.
A iluminação dos escritórios, por sua vez, é feita por placas fotovoltaicas de energia solar, com geração de 350 kilowatt; e um processo de osmose reversa recicla a água tratada das descargas dos vasos sanitários. Com esse processo, a unidade economiza anualmente cerca de 23 milhões de litros.
Em 2014, a fábrica de Joinville ganhou a certificação “Leadership in Energy and Environmental Design Gold” do U.S. Green Building Council (Conselho da Construção Verde dos EUA), sendo o primeiro complexo industrial do segmento automotivo na América do Sul a receber esse reconhecimento.
Além da fábrica de Joinville, mais dez outras operações da GM alcançaram o status de zero resíduo para aterro. São elas: CAMI (Canadá), Colmotores (Colômbia), Zaragoza (Espanha), Zaragoza Stamping (Spain), Grand Rapids (EUA), Burton (EUA), GM Heritage Center (EUA), Shanghai (China), Luton (Inglaterra), Fontana (EUA).
Por essas onze fábricas não enviarem seus resíduos para aterro, a GM evitou a emissão de mais de 600 mil toneladas métricas de CO2.
A GM ainda foi nomeada como “Michigan Green Leader” e “Green Corporate Citizen” pelo seu programa zero resíduo para aterro, e recebeu o “Top Project of the Year Award”, organizado pelo “Environmental Leader”, por realizar um movimento global pelo zero resíduo.
Para mais informações sobre o compromisso ambiental da GM, acesse o relatório de sustentabilidade e o blog ambiental.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.